Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1242
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUSA, Weslley Resplandes-
dc.date.accessioned2020-05-14T15:53:32Z-
dc.date.available2020-05-14T15:53:32Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSOUSA, Weslley Resplandes. Ler para aprender equações. 2020. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Matemática, Curso de Licenciatura Plena em Matemática, Santana do Araguaia, 2020. Disponível em: < >. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1242-
dc.description.abstractThis monography is derivate of a research concerning the teaching of equation exploring it the reading. It has as goal to understand the characteristics of the mathematical learning based on activities focused in textual interpretation and solving problems. The data production occurred from application of a didactic sequence with students of the elementary school using the "Joãozinho in country of the Algebraic" paradidatic book. The results show that the activity of to use justification to answers of the mathematics problems is productive to learning of algebraic conceptuals, as equations. Like this, the methodological approach of teaching this topic is effective to improve mathematical skills of the students.pt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensino.pt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino fundamental.pt_BR
dc.subjectLeitura – Estudo e ensino.pt_BR
dc.subjectAprendizagem.pt_BR
dc.subjectMetodologias.pt_BR
dc.titleLer para aprender equaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1RIPARDO, Ronaldo Barros-
dc.description.resumoEsse trabalho é produto de uma pesquisa de campo envolvendo o ensino de equações explorando-se a leitura. Teve como objetivo compreender as características da aprendizagem matemática a partir de atividades com foco na interpretação textual e resolução de problemas. A produção de dados ocorreu a partir da aplicação de uma sequência didática com alunos do ensino fundamental, séries finais, utilizando o paradidático Joãozinho no país da Álgebra. Os resultados apontam que a atividade de apresentar justificações para as respostas das situações problemas é produtiva para a aprendizagem de conceitos algébricos, como o de equações. Além disso, a proposta metodológica de abordagem deste conteúdo se mostrou efetiva para aperfeiçoar habilidades matemáticas dos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:FAMAT - Faculdade de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC _ Ler para aprender1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI