Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1258
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Atividades no software Geogebra no ensino de Números Complexos. |
Autor(es): | SANTOS JUNIOR, Paulo Germano Bezerra dos |
Primeiro Orientador: | OLIVEIRA, Osmar Tharlles Borges de |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | SANTOS JUNIOR, Paulo Germano Bezerra dos. Atividades no software Geogebra no ensino de Números Complexos. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Santana do Araguaia, Instituto de Engenharia do Araguaia, Faculdade de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Santana do Araguaia, 2018. Disponível em: < http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1258 >. Acesso em: |
Resumo: | O presente trabalho consistiu em uma pesquisa bibliográfica, de campo e intervenção que teve como objetivo, investigar o quanto que o software Geogebra contribuiu como uma ferramenta de auxílio no processo de ensino e aprendizagem, em especial os Números Complexos. Foi aplicado para os alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Ensino Médio Jorceli Silva Sestari em Santana do Araguaia-PA. Para isso, foi realizado um aprofundamento teórico sobre a educação matemática, além da utilização do software como recurso didático. Os resultados foram bem satisfatório com a utilização do software Geogebra nas aulas de Matemática, e percebemos a interligação entre a teoria e a prática no ensino do conteúdo aplicado, também possibilitou ao aluno mas interesse nas atividades realizadas em sala de aula. Com isso desenvolveu e aprimorou as habilidades de raciocínio lógico dos alunos, enquanto para o professor, ficou a oportunidade de aplicar outras metodologias tecnologicas, propiciando momentos de interação, discussões e trocas de experiências. |
Abstract: | The present work consisted of a bibliographical research, of field and intervention that had as objective, to investigate how much that the software Geogebra contributed like a tool of aid in the process of teaching and learning, in particular Complex Numbers. It was applied to the students of the 3rd year of high school of the Jorceli Silva Sestari State High School in Santana do Araguaia-PA. For this, a theoretical deepening was carried out on mathematical education, besides the use of software as didactic resource. The results were very satisfactory with the use of Geogebra software in Mathematics classes, and we noticed the interconnection between theory and practice in the teaching of applied content, also allowed the student more interest in the activities carried out in the classroom. With that, he developed and improved the students' logical reasoning skills, while the teacher was given the opportunity to apply other technological methodologies, providing moments of interaction, discussions and exchanges of experiences. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1258 |
Palavras-chave: | Números complexos Matemática – Estudo e ensino Matemática – Processamento Prática de ensino Métodos de projeto de ensino |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | Curso de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Junior_Paulo G. B. dos S._Atividades no software Geogebra no ensino de Números Complexos.pdf | 3,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons