Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1258
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Atividades no software Geogebra no ensino de Números Complexos.
metadata.dc.creator: SANTOS JUNIOR, Paulo Germano Bezerra dos
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Osmar Tharlles Borges de
Issue Date: 2018
Citation: SANTOS JUNIOR, Paulo Germano Bezerra dos. Atividades no software Geogebra no ensino de Números Complexos. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Santana do Araguaia, Instituto de Engenharia do Araguaia, Faculdade de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Santana do Araguaia, 2018. Disponível em: < http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1258 >. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho consistiu em uma pesquisa bibliográfica, de campo e intervenção que teve como objetivo, investigar o quanto que o software Geogebra contribuiu como uma ferramenta de auxílio no processo de ensino e aprendizagem, em especial os Números Complexos. Foi aplicado para os alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Ensino Médio Jorceli Silva Sestari em Santana do Araguaia-PA. Para isso, foi realizado um aprofundamento teórico sobre a educação matemática, além da utilização do software como recurso didático. Os resultados foram bem satisfatório com a utilização do software Geogebra nas aulas de Matemática, e percebemos a interligação entre a teoria e a prática no ensino do conteúdo aplicado, também possibilitou ao aluno mas interesse nas atividades realizadas em sala de aula. Com isso desenvolveu e aprimorou as habilidades de raciocínio lógico dos alunos, enquanto para o professor, ficou a oportunidade de aplicar outras metodologias tecnologicas, propiciando momentos de interação, discussões e trocas de experiências.
Abstract: The present work consisted of a bibliographical research, of field and intervention that had as objective, to investigate how much that the software Geogebra contributed like a tool of aid in the process of teaching and learning, in particular Complex Numbers. It was applied to the students of the 3rd year of high school of the Jorceli Silva Sestari State High School in Santana do Araguaia-PA. For this, a theoretical deepening was carried out on mathematical education, besides the use of software as didactic resource. The results were very satisfactory with the use of Geogebra software in Mathematics classes, and we noticed the interconnection between theory and practice in the teaching of applied content, also allowed the student more interest in the activities carried out in the classroom. With that, he developed and improved the students' logical reasoning skills, while the teacher was given the opportunity to apply other technological methodologies, providing moments of interaction, discussions and exchanges of experiences.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1258
Keywords: Números complexos
Matemática – Estudo e ensino
Matemática – Processamento
Prática de ensino
Métodos de projeto de ensino
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Appears in Collections:Curso de Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Junior_Paulo G. B. dos S._Atividades no software Geogebra no ensino de Números Complexos.pdf3,72 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI