Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1264
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTANA, Zilene Fernandes de Sousa-
dc.date.accessioned2020-06-08T11:49:37Z-
dc.date.available2020-06-08T11:49:37Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSANTANA, Zilene Fernandes de Sousa. A literatura de cordel em foco: uma investigação sobre a aceitabilidade do cordel em uma turma de 3a etapa da EJA. 2020. 112 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Marabá, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1264. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1264-
dc.description.abstractBased on the assumption that reading is transformative and that even those who declare “disliking reading books” can be involved in more “simple” and enjoyable readings such as cordel literature to the point of arousing interest in it, is that this research aimed to investigate the reception of string literature in a group of 3rd Stage of Youth and Adult Education, in the night shift of EMEF and EJA Gov. Alacid Nunes, in Goianésia do Pará - PA. The methodology used was qualitative action research. It also seeks to show that reading Cordel Literature also serves as a source to arouse the student's interest in reading that, in most cases, is asleep. For reading in the classroom, the basic sequence of literary literacy was adopted, which Cosson (2016) defends as a tool for the teacher who wants to organize the proposed readings. This research also counted, for theoretical contributions, with the conceptions of Soares (2017), Kleiman (1999), Street (2014), about Literacy; Cavalcanti (2016), Cosson (2016), Lajolo (2008), Martins (1994), about Reading; and by Cascudo (1984), Abreu (1999, 2006) and Pinheiro (1995, 2013), about string literature. This research aims to contribute to the formation of student readers from an action research promoted by reading cordel leaflets. The proposal was to arouse interest in reading, in order to promote literary literacy. Achieving these goals, it was possible to realize the importance of encouraging reading and, even in cases where the interest in reading is dormant, it can be awakened by using mechanisms that help work in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Parápt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectInteresses na leiturapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultos - Goianésia do Pará (PA)pt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectPesquisa-ação em educaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleA literatura de cordel em foco: uma investigação sobre a aceitabilidade do cordel em uma turma de 3ª etapa da EJApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1MENDONÇA, Simone Cristina-
dc.description.resumoCom base no pressuposto de que a leitura é transformadora e que, mesmo quem declara “não gostar de ler livros” pode ser envolvido com leituras mais “simples” e agradáveis, como a Literatura de cordel, a ponto de despertar o interesse por ela, é que a presente pesquisa objetivou investigar a recepção da Literatura de cordel em uma turma de 3a Etapa da Educação de Jovens e Adultos, no turno noturno da EMEF e EJA Gov. Alacid Nunes, no município de Goianésia do Pará – PA. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação de cunho qualitativo. Procura, ainda, mostrar que a leitura da Literatura de cordel serve também como uma fonte para despertar o interesse do aluno pela leitura que, na maioria das vezes, está adormecido. Para a leitura em sala de aula, adotou-se a sequência básica do letramento literário, a qual Cosson (2016) defende como ferramenta para o professor que deseja organizar as leituras propostas. Esta pesquisa contou ainda, para aportes teóricos, com as concepções de Soares (2017), Kleiman (1999), Street (2014), sobre o Letramento; de Cavalcanti (2016), Cosson (2016), Lajolo (2008), Martins (1994), sobre a Leitura; e de Cascudo (1984), Abreu (1999, 2006) e Pinheiro (1995, 2013), sobre a Literatura de cordel. Esta pesquisa pretende contribuir para a formação de alunos leitores a partir de uma pesquisa-ação promovida com a leitura de folhetos de cordel. A proposta foi despertar o interesse pela leitura, de forma a promover o letramento literário. Atingido esses objetivos, foi possível perceber a importância do incentivo à leitura e, mesmo em casos em que o interesse por ela está adormecido, é possível despertá-lo ao utilizar mecanismos que auxiliam o trabalho em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoLinguagens e Letramentospt_BR
dc.subject.cnpqLinguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUNIFESSPApt_BR
Aparece nas coleções:FAEL - Faculdade de estudos da linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - A literatura de cordel em foco.pdf2,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI