Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1264
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A literatura de cordel em foco: uma investigação sobre a aceitabilidade do cordel em uma turma de 3ª etapa da EJA
metadata.dc.creator: SANTANA, Zilene Fernandes de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: MENDONÇA, Simone Cristina
Issue Date: 2020
Citation: SANTANA, Zilene Fernandes de Sousa. A literatura de cordel em foco: uma investigação sobre a aceitabilidade do cordel em uma turma de 3a etapa da EJA. 2020. 112 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Marabá, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1264. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Com base no pressuposto de que a leitura é transformadora e que, mesmo quem declara “não gostar de ler livros” pode ser envolvido com leituras mais “simples” e agradáveis, como a Literatura de cordel, a ponto de despertar o interesse por ela, é que a presente pesquisa objetivou investigar a recepção da Literatura de cordel em uma turma de 3a Etapa da Educação de Jovens e Adultos, no turno noturno da EMEF e EJA Gov. Alacid Nunes, no município de Goianésia do Pará – PA. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação de cunho qualitativo. Procura, ainda, mostrar que a leitura da Literatura de cordel serve também como uma fonte para despertar o interesse do aluno pela leitura que, na maioria das vezes, está adormecido. Para a leitura em sala de aula, adotou-se a sequência básica do letramento literário, a qual Cosson (2016) defende como ferramenta para o professor que deseja organizar as leituras propostas. Esta pesquisa contou ainda, para aportes teóricos, com as concepções de Soares (2017), Kleiman (1999), Street (2014), sobre o Letramento; de Cavalcanti (2016), Cosson (2016), Lajolo (2008), Martins (1994), sobre a Leitura; e de Cascudo (1984), Abreu (1999, 2006) e Pinheiro (1995, 2013), sobre a Literatura de cordel. Esta pesquisa pretende contribuir para a formação de alunos leitores a partir de uma pesquisa-ação promovida com a leitura de folhetos de cordel. A proposta foi despertar o interesse pela leitura, de forma a promover o letramento literário. Atingido esses objetivos, foi possível perceber a importância do incentivo à leitura e, mesmo em casos em que o interesse por ela está adormecido, é possível despertá-lo ao utilizar mecanismos que auxiliam o trabalho em sala de aula.
Abstract: Based on the assumption that reading is transformative and that even those who declare “disliking reading books” can be involved in more “simple” and enjoyable readings such as cordel literature to the point of arousing interest in it, is that this research aimed to investigate the reception of string literature in a group of 3rd Stage of Youth and Adult Education, in the night shift of EMEF and EJA Gov. Alacid Nunes, in Goianésia do Pará - PA. The methodology used was qualitative action research. It also seeks to show that reading Cordel Literature also serves as a source to arouse the student's interest in reading that, in most cases, is asleep. For reading in the classroom, the basic sequence of literary literacy was adopted, which Cosson (2016) defends as a tool for the teacher who wants to organize the proposed readings. This research also counted, for theoretical contributions, with the conceptions of Soares (2017), Kleiman (1999), Street (2014), about Literacy; Cavalcanti (2016), Cosson (2016), Lajolo (2008), Martins (1994), about Reading; and by Cascudo (1984), Abreu (1999, 2006) and Pinheiro (1995, 2013), about string literature. This research aims to contribute to the formation of student readers from an action research promoted by reading cordel leaflets. The proposal was to arouse interest in reading, in order to promote literary literacy. Achieving these goals, it was possible to realize the importance of encouraging reading and, even in cases where the interest in reading is dormant, it can be awakened by using mechanisms that help work in the classroom.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1264
metadata.dc.subject.cnpq: Linguística, Letras e Artes
Keywords: Literatura de cordel
Interesses na leitura
Educação de jovens e adultos - Goianésia do Pará (PA)
Incentivo à leitura
Pesquisa-ação em educação
Letramento
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Publisher: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UNIFESSPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Letras
Appears in Collections:FAEL - Faculdade de estudos da linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO - A literatura de cordel em foco.pdf2,8 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI