Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1363
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O direito no ensino fundamental e médio |
Autor(es): | MARTINS, Luiz Carlos da Silva |
Primeiro Orientador: | LIMA, Rejane Pessoa de |
Data do documento: | 2008 |
Citação: | MARTINS, Luiz Carlos da Silva. O direito no ensino fundamental e médio. 2008. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Estudos em Direito e Sociedade, Faculdade de Direito, Curso de Bacharelado em Direito, Marabá, 2008. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1363. Acesso em |
Resumo: | O Direito sendo ministrado como disciplina em salas de aulas do ensino fundamental e médio seria um dos maiores avanços na educação brasileira. Seria a disciplina de maior peso na formação do caráter de nossos cidadãos, os quais estariam mais preparados para convivência em sociedade. O Estado por sua vez estaria agindo dentro dos princípios constitucionais, ao preparar o estudante para o exercício da cidadania, colaborando ainda para sua qualificação no trabalho. O Direito está em todos os meios sociais, em todas as relações exercidas por nós cidadãos. Esta onipresença se deve ao próprio povo, pois o direito nasceu do povo, através de protestos, manifestos, lutas, greves. Por todas estas situações nossos antecessores tiveram que viver para que alcançássemos a forma mais perfeita deste poder, e o desprezamos por não termos conhecimento sobre o mesmo. O Direito está presente na família, na vizinhança, no transito, nas negociações, enfim, onde existe sociedade, sempre existirá o direito, agindo como uma força reguladora entre as ações exercidas pelos cidadãos. A sociedade pouco sabe sobre o que é o Direito, pois este conhecimento encontra-se restrito a determinada classe de pessoas, quais sejam, àqueles que conseguem aprovação no vestibular para uma faculdade pública; àqueles que têm potencial financeiro para arcar com uma faculdade particular, ou àqueles que exercem o poder em nome do Estado. O direito está restrito ainda às camadas sociais mais elevadas, ao cidadão com maior poder aquisitivo, aos poderes legislativo, executivo e judiciário. O acesso à justiça para um cidadão comum, que não disponibiliza de recursos financeiros, é um árduo e longo caminho, fazendo com que este, por não conhecer o direito, deixe de acreditar na justiça. |
Abstract: | The Law being supplied as discipline in junior classrooms and high school would be one of the largest progresses in the Brazilian education. It would be the most important discipline in the formation of our citizens' character, which would be more prepared for coexistence in society. The State for his time would be acting inside of the constitutional rules, when preparing the student for the exercise of the citizenship, still collaborating for his qualification in the work. The Law is in all of the social ways, in all of the relationships exercised by us citizens. This omnipresence is due to the own people, because the right was born of the people, through protests, fights, strikes. For all our situations predecessors they had to live so that we reached the most perfect form of this power, and we despised him/it for we have not knowledge on the same. The Law exists in family, in the neighborhood, in the negotiations, finally, where society exists, always the right will exist, acting as a regular force among the actions exercised by the citizens. The society a little knows about what is the Law, because this knowledge is restricted the certain class of people, which you are, to those that get approval in the college entrance exam for a public right university, to those that have financial potential to arch with a private university to obtain "lawyer's" title, or to those that exercise the power on behalf of the State. The right is restricted still to the higher social layers, to the citizen with larger purchasing power, to the powers legislative, executive and judiciary. The access to the justice for a common citizen, that it doesn't make available of considerable financial resources, it is an arduous and long road, doing with that this, for not knowing the right, leave of believing in the justice. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1363 |
Palavras-chave: | Direito Escola Sociedade Cidadania |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Curso de Direito |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Direito no ensino fundamental e médio.pdf | 449 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons