Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1389
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Leitura, produção textual e humor gráfico: uma proposta de sequência didática desenvolvida em uma escola pública de Manaus/AM
metadata.dc.creator: SOARES, Edilson de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Camargo, Nayara da Silva
Issue Date: 2020
Citation: Soares, Edilson de Souza. Leitura, produção textual e humor gráfico: uma proposta de sequência didática desenvolvida em uma escola pública de Manaus/AM. 2020. 191 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Marabá, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1389. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação apresenta o percurso e os resultados da aplicação de uma pesquisa-ação voltada ao letramento linguístico de estudantes de ensino fundamental de uma escola pública municipal localizada na periferia da cidade de Manaus, Amazonas. Trabalhou-se, neste caso, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Profª. Dulcenides dos Santos Dias, situada na zona norte da cidade, no bairro Terra Nova. Partindo das perspectivas teórico-linguísticas dos letramentos sociais e dos multiletramentos, a pesquisa-ação, realizada por meio de uma sequência didática, centrou-se na leitura e produção textuais baseadas em gêneros verbo-visuais de humor gráfico, com ênfase para o meme, devido ao seu caráter inovador, multissemiótico, democrático quanto ao acesso e à produção, embora marginal ou pouco ortodoxo para os padrões acadêmicos convencionais, porém corriqueiro nas agências de letramento dos estudantes da faixa etária da pesquisa. O estudo buscou evidenciar o desempenho dos estudantes quanto ao domínio e uso de habilidades linguísticas e discursivas características destes textos, como inferências, pressuposições, ironias, raciocínio crítico, dentre outras habilidades ou competências, traçando, sempre que possível, um paralelo com textos de gêneros tradicionais deste tipo exigidos em exames escolares ou de larga escala propostos por esferas governamentais. A abordagem utilizada foi eminentemente qualitativa em relação à análise de dados resultantes das atividades da sequência didática, com aspectos quantitativos para fins comparativos e demonstrativos, sobretudo na caracterização do cenário inicial sob o qual aconteceu a intervenção, conforme os objetivos da pesquisa.
Abstract: This dissertation presents the course and the results of the application of an action-research focused on the linguistic literacy of elementary school students from a municipal public school located on the outskirts of the city of Manaus, Amazonas. In this case, we worked with students from the 8th grade of Elementary School at Escola Municipal Profª. Dulcenides dos Santos Dias, located in the north of the city, in the Terra Nova neighborhood. Starting from the theoretical-linguistic perspectives of social literacies and multi-literacies, the research, carried out through a didactic sequence, focused on textual reading and production based on verb-visual genres of graphic humor, with emphasis on the meme, due to the its innovative, multisemiotic, democratic character in terms of access and production, although marginal or unorthodox by conventional academic standards, but commonplace in the literacy agencies of students in the research age group. The study sought to evidence the performance of students in the domain and use of linguistic and discursive skills characteristic of these texts, such as inferences, assumptions, ironies, critical reasoning, among other skills or competences, drawing, whenever possible, a parallel with genre texts. of this type required in school or large-scale examinations proposed by government spheres. The approach used was eminently qualitative in relation to the analysis of data resulting from the activities of the didactic sequence, with quantitative aspects for comparative and demonstrative purposes, especially in the characterization of the initial scenario under which the intervention took place, according to the research objectives.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1389
metadata.dc.subject.cnpq: Linguísticas, letras e artes
Keywords: Letramento
Humor
Memes
Língua portuguesa (Ensino fundamental)
metadata.dc.source: 1 - CD ROM
Publisher: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UNIFESSPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Letras
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Appears in Collections:FAEL - Faculdade de estudos da linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO - Leitura, produção textual e humor gráfico.pdf7,84 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI