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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1400
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | CAVALCANTE, Adenilson da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-02T12:12:56Z | - |
dc.date.available | 2020-10-02T12:12:56Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Adenilson da Silva. Do Mãe Maria ao Assentamento Araras: territorialidade posseira no Araguaia e Educação do Campo. 23 f. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2020. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1400>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1400 | - |
dc.description.abstract | This article aims to reflect about Araras settlement path in a way that people narrative from the indian land called Mãe Maria present establishment elements of Araguaia territoriality. We also seek to discuss the use of these narratives in teaching and learning process at the local school, as a practical model of field education. We based this qualitative research on observations, recorded interviews, documental research, and data from a reading and writing project during an intervention at the local school, involving settled people, students, as well as teachers. We turned the collected narratives into a comic book that we used as reading and writing didactic material in classes; because of this project, we produced a kind of hornbook with the community history. From this hornbook and the use of settled people’s narratives in classes had contributed in students reading, interpretation, and writing production. As a result, it is possible to consider that field education is a model to follow, since it values local knowledge, reframe the school and indeed contribute to settled people sense of territoriality. | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Educação Rural – São João do Araguaia (PA) | pt_BR |
dc.subject | Assentamentos humanos - São João do Araguaia (PA) | pt_BR |
dc.subject | Territorialidade humana | pt_BR |
dc.subject | Posseiros - São João do Araguaia (PA) | pt_BR |
dc.title | Do Mãe Maria ao Assentamento Araras: territorialidade posseira no Araguaia e Educação do Campo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ALVES, Ailce Margarida Negreiros | - |
dc.description.resumo | O artigo objetiva refletir sobre a trajetória de constituição do Assentamento Araras, protagonizada por posseiros da Terra Indígena Mãe Maria; cujas narrativas revelam elementos fundantes da territorialidade posseira no Araguaia. Vislumbramos ainda problematizar o uso destas narrativas em processos de ensino-aprendizagem na escola da localidade, como prática de educação do campo. A pesquisa de cunho qualitativo e abordagem dialética se baseou em observações, entrevistas gravadas, pesquisa documental, dados da experiência com Projeto de Leitura e escrita na escola, realizadas nos tempos comunidades da Educação do Campo, envolvendo assentados, alunos e professores do assentamento. A produção de cartilha com a história da comunidade; o uso dessa narrativa nas aulas, contribuíram no desenvolvimento da leitura, interpretação e produção da escrita dos estudantes. Resultados iniciais que reafirmam a educação do campo como um caminho a ser seguido, por valorizar saberes locais, ressignificar a escola do campo e efetivamente, contribuir na territorialidade camponesa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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