Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1428
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Reflexões acerca da organização escolar em ciclos na escola Alegria do Saber em Vila Sanção Parauapebas/PA |
Autor(es): | REIS, Adeilton Lima dos |
Primeiro Orientador: | TEIXEIRA JÚNIOR, Valdomiro Pinheiro |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | REIS, Adeilton Lima dos. Reflexões acerca da organização escolar em ciclos na escola Alegria do Saber em Vila Sanção Parauapebas/PA. 53 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2019. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1428>. Acesso em |
Resumo: | O trabalho traz uma reflexão acerca da organização escolar por ciclos, partindo da historicidade de origem desse sistema em alguns países da Europa e pelo contexto histórico brasileiro, com alguns apontamentos sobre as razões pelas quais se justificavam a criação e implantação dessa metodologia organizacional do ensino no país, e a partir dessa retomada histórica analisar o sistema de ensino da rede pública municipal de Parauapebas no estado do Pará, demonstrando as suas potencialidades e fragilidades em relação à melhoria da qualidade do ensino no munícipio, que apesar de apresentar bons números nas avaliações externas, boa parte dos professores demostram insatisfação com o sistema de ensino. Analisamos o funcionamento do sistema de organização escolar Ano/Ciclo no ensino fundamental com alguns apontamentos sobre o ensino da Matemática na E.M.E.F. Alegria do Saber, Identificando as principais peculiaridades histórico/contemporânea do sistema de ciclos no ensino fundamental, descrevendo o processo de implantação do sistema de ciclos no município de Parauapebas-PA, demonstrando de forma sucinta a prática pedagógica dos professores com alguns registros em fotos de atividades desenvolvidas pela escola, assim como a organização do trabalho pedagógico através das rotinas mensais enviadas pela Secretaria Municipal de Educação com os conteúdos que devem ser trabalhados. E ainda trazemos uma reflexão de como os professores lidam com os processos avaliativos, lançamento de conceitos, aprovação e reprovação dos alunos. |
Abstract: | The work brings a reflection about the school organization in cycles, starting from the historicity of origin of this system in some countries of Europe, by the national historical context, with some notes on the reasons why the creation and implementation of this organizational methodology of teaching in the country was justified. From this historical resumption, we analyze the education system of the municipal public system of Parauapebas in the state of Pará, showing its potentialities and weaknesses in relation to improving the quality of education in the municipality, which despite having good numbers in external evaluations. , most teachers show dissatisfaction with the education system. We analyze the functioning of the Year / Cycle school organization system in elementary school with some notes on the teaching of mathematics in E.M.E.F. Joy of Knowledge, Identifying the main historical / contemporary peculiarities of the cycle system in elementary school, describing the process of implementation of the cycle system in the city of Parauapebas-PA, briefly demonstrating the pedagogical practice of teachers with some records in pictures of activities developed by the school, as well as the organization of pedagogical work through the monthly routines sent by the Municipal Secretariat of Education with the contents that must be worked on. And we also bring a reflection on how teachers deal with the assessment processes, concept release, approval and disapproval of students. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1428 |
Palavras-chave: | Escolas públicas – Currículo – Parauapebas (PA) Matemática – Estudo e ensino Prática de ensino Avaliação educacional |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Reflexões acerca da organização escolar em ciclos na escola Alegria do Saber em Vila Sanção Parauapebas.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons