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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1439
Tipo: | Dissertação |
Título: | O tratamento da variação linguística na Coleção Português Linguagens: do autor ao professor, do professor ao aluno |
Autor(es): | MAGALHÃES, Maria Vânia Pereira |
Primeiro Orientador: | LIMA, Paulo da Silva |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | MAGALHÃES, Maria Vânia Pereira. O tratamento da variação linguística na Coleção Português Linguagens: do autor ao professor, do professor ao aluno. 2020. 113 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras (POSLET), Marabá, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1439. Acesso em: |
Resumo: | Este trabalho tem temática voltada para o tratamento da variação linguística sob duas perspectivas: a primeira apresenta como a abordagem se dá pelos autores dos livros didáticos de Língua Portuguesa destinados ao 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, especificamente, a Coleção Português: linguagens aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2017) e escolhida, com 92,5% de representatividade, pelos professores de Língua Portuguesa das escolas municipais de Parauapebas-PA; a segunda refere-se ao tratamento da variação linguística dado pelo professor em sala de aula, o que depende de sua concepção de língua e percepção quanto à sociolinguística. Trata-se de um estudo analítico-descritivo, de caráter quali-quantitativo, que se insere no âmbito da sociolinguística e tem como objetivo analisar, à luz dos estudos sociolinguísticos, em que medida as variedades linguísticas do português são abordadas na Coleção Português: linguagens do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e pelos professores de escolas municipais de Parauapebas. Para tanto, a pesquisa é fundamentada nos estudos da Linguística Aplicada e Sociolinguística (BAGNO, 2001, 2002, 2003, 2006, 2007, 2008, 2013; BORTONI-RICARDO, 2004, 2005, 2006, 2011; LABOV, 2008 [1972]; CALVET, 2002) e demais autores que investigam as variedades do Português e o ensino da língua materna. A primeira parte da análise aponta que há, nos livros didáticos, o reconhecimento da heterogeneidade da língua, contudo as normas urbanas de prestígio ainda são privilegiadas entre as variedades linguísticas do Português. Quanto à segunda parte da pesquisa refere-se aos dados coletados a partir do questionário aplicado aos professores de Língua Portuguesa que lecionam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, os quais revelam que uma parte significativa dos professores reconhece a importância do trabalho com a variação linguística, porém, o fazem esporadicamente e de forma tímida por não saberem ainda como lidar com a temática ou por seguirem apenas a proposta do livro didático. |
Abstract: | This work has been based on a thematic focused on the treatment of linguistic variation from two perspectives: the first presents how the approach is given by the authors of didactical books in the Portuguese Language to the 6th, 7th, 8th and 9th grade of Elementary School, specifically, the Portuguese Collection: languages approved by the National Didactic Program (PNLD 2017) and chosen, with 92.5% of representativeness, from Portuguese Language teachers in the municipal schools of Parauapebas-PA; the second refers to the treatment of linguistic variation given by the teacher in the classroom, which depends on his conception of language and perception regarding sociolinguistics. It is an analytical-descriptive study, of qualiquantitative character, which falls within the scope of sociolinguistics and aims to analyze, the light of sociolinguistic studies, the extent to which linguistic varieties of Portuguese are addressed in the Portuguese Collection: languages from the 6th to the 9th grade of elementary school and by teachers from municipal schools in Parauapebas. Therefore, this research is reasoned in the studies of Applied Linguistics and Sociolinguistics Linguistics (BAGNO, 2001, 2002, 2003, 2006, 2007, 2008, 2013; BORTONI-RICARDO, 2004, 2005, 2006, 2011; LABOV, 2008 [1972]; CALVET, 2002) and other authors who investigate the varieties of Portuguese and the teaching of the mother tongue. The first part of the analysis points out that, in the textbooks, there is recognition of the heterogeneity of the language, however the prestigious urban norms are still privileged among the linguistic varieties of Portuguese. As for the second part of the research, refers to the data collected from the questionnaire provided to the Portuguese language teachers who teach from the 6th to the 9th grade of elementary school, which reveal that part of the teachers know the importance of working with linguistic variation, however, they do so sporadically and timidly because they do not yet know how to deal with the theme or because they only follow the textbook proposed to them. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/retrieve/b97c625d-f41c-4754-9f6c-a41195a9c7da |
CNPq: | Linguística, Letras e Artes |
Palavras-chave: | Língua portuguesa - Variação Sociolinguística Livros didáticos Língua portuguesa (Ensino fundamental) |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Editor: | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará |
Sigla da Instituição: | UNIFESSPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Linguística, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | FALET - Faculdade de Letras |
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