Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1455
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | ANCHIETA, Quésia dos Santos Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-07T14:14:43Z | - |
dc.date.available | 2021-01-07T14:14:43Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | ANCHIETA, Quésia dos Santos Araújo. O uso de letras na matemática: um estudo em uma escola do campo. 57 f. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2020. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1455>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1455 | - |
dc.description.abstract | This work was carried out as part of the Regency and Field Research Internship of the Degree Course in Rural Education, held at the Joel Pereira Cunha Municipal Elementary School, located in the Sabino São Pedro Settlement Project near Vila Geladinho in the rural area of the municipality of Marabá / Pará; the work was developed with the 7th grade class formed by 15 students, with the theme The Use of Letters in Mathematics: a study in a rural school, the algebraic expression and the corn culture being the main elements of the research, having as objective to carry out studies through algebraic expression with the mathematical elements present in corn production. For the development of activities that took place in the classroom, having a theoretical class with the presence of a farmer who presents us with his knowledge as a producer of corn, a function he learned by accompanying his father from an early age on farming activities, as well as a practical class where there was the involvement of all students in the construction of a maize planting model, the research was carried out from the corn culture because most students also cultivate this cereal on their land, thus the practice of planting corn grain it is very present in the families of students, when exercising these activities, the elements of mathematics are observed in human activity and are often not even perceived; with this the research tries to show the study of the language of algebraic expression through the corn culture, showing the planting area as well as the time of preparation of the cereal, the use that the farmer makes of the mathematics for the planting in his property , thus being a generating factor for the construction of mathematical exercises that involves everyday life to think about algebraic calculations. | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Milho – Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | O uso de letras na matemática: um estudo em uma escola do campo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | TEIXEIRA JÚNIOR, Valdomiro Pinheiro | - |
dc.description.resumo | Este trabalho foi realizado a parte do Estágio Regência e Pesquisa de Campo do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Joel Pereira Cunha, situada no Projeto de Assentamento Sabino São Pedro próxima á Vila Geladinho zona rural do município de Marabá/Pará; o trabalho foi desenvolvido com a turma do 7º ano formado por 15 alunos, com o tema O Uso de Letras na Matemática: um estudo em uma escola do campo, sendo a expressão algébrica e a cultura do milho os elementos principais da pesquisa, tendo como objetivo realizar estudos por meio da expressão algébrica com os elementos matemáticos presentes na produção de milho. Para o desenvolvimento das atividades que ocorreram em sala de aula, tendo aula teórica com a presença de um agricultor que nos presenteio compartilhando seus conhecimentos como produtor de milho, função que aprendeu acompanhando seu pai desde cedo nas atividades da lavoura, bem como aula prática onde houve o envolvimento de todos os alunos na construção de uma maquete de plantação de milho, a pesquisa foi realizada a partir da cultura do milho porque a maioria dos alunos também cultiva esse cereal em suas terras, sendo assim a prática de plantação do grão de milho é bem presente nas famílias dos estudantes, ao exercer essas atividades observa-se os elementos da matemática estão presente na atividade humana sendo muitas vezes nem percebidos; com isso a pesquisa procura mostrar o estudo da linguagem das expressão algébrica por meio da cultura do milho, mostrando a área de plantação bem como o tempo de preparo do cereal, o uso que o agricultor faz da matemática para a realização do plantio em sua propriedade, sendo assim um fator gerador para construção de exercício matemáticos que envolve o cotidiano para se pensar cálculos algébricos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_O Uso de Letras na Matemática.pdf | 925,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons