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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1496
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Demandas e processos formativos de professores de ciências da natureza: desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas |
metadata.dc.creator: | ABREU, Cremilda Peres Cangussu de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | RABELO, Lucélia Cardoso Cavalcante |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | ABREU, Cremilda Peres Cangussu de. Demandas e processos formativos de professores de ciências da natureza: desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. 2020. 190 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Marabá, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1496. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo versa sobre as demandas e processos formativos de professores que ensinam as Ciências da Natureza e neste contexto questiona-se “Quais as contribuições de uma proposta de formação continuada desenvolvida a partir de demandas de professores que ensinam ciências para promoção de práticas pedagógicas inclusivas com alunos público alvo da educação especial em escolas públicas de ensino médio”? Com esta pesquisa pretendeu-se analisar as contribuições de uma proposta de formação continuada de professores que ensinam ciências, estruturado com base nas demandas desses profissionais no desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas com alunos público-alvo da educação especial/PAEE. A pesquisa se desenvolveu pautada em uma abordagem qualitativa, do tipo colaborativo de pesquisa, adotando-se o método de análise qualitativa de conteúdo. Participaram da pesquisa: a pesquisadora, nove professores de ciências de três escolas públicas do ensino médio no município de Marabá/Pará, duas bolsistas de iniciação científica PIBIC/CNPq; PIBIC/FAPESPA. Utilizou-se a técnica de grupo focal, utilizando-se um roteiro de questões disparadoras que dinamizaram diálogos e reflexões gravados e transcritos que gerou a sistematização de necessidades formativas dos professores de ciências referente ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. No âmbito da pesquisa, foi estruturado e desenvolvido um curso na modalidade semipresencial em ambiente virtual de aprendizagem/AVA em quatro módulos totalizando 180 horas e aplicação de questionário. Para a análise dos dados foram sistematizadas duas categorias de análise: 1) Demandas formativas do professor no campo da educação especial e os desafios da prática pedagógica para o ensino inclusivo de ciências; 2) Estratégias de formação e indicadores de aprendizagens profissionais de professores que ensinam ciências. Os resultados apontaram que a formação continuada com proposta curricular pautada em demandas formativas do professor, incidiram em reflexões, repensar e reconstruir a própria prática, norteados em princípios e estratégias pedagógicas acessíveis para o ensino inclusivo de ciências, contribuindo assim com o desenvolvimento profissional. A pesquisa colaborativa, propiciou o desenvolvimento de uma experiência formativa na área de educação especial, que contribuíram em redimensionamentos na prática pedagógica dos professores participantes que ensinam ciências. O processo formativo, não pretendeu sanar a totalidade de lacunas e/ou demandas de formação, mas propiciou uma experiência na qual houve acompanhamento sistemático e análises científicas do processo, que identificaram contribuições que pudessem fornecer subsídios à políticas de formação de professores nas Redes de ensino no que concerne a efetividade dos princípios da educação inclusiva. Conclui-se que ao trabalhar-se com um currículo de formação vinculado às necessidades reais dos professores, e com o desenvolvimento de estratégias formativas na modalidade semipresencial, foi possível atender de modo satisfatório: expectativas, participação, aprendizados coletivos e aprimoramentos profissionais dos professores que ensinam ciências no ensino médio. |
Abstract: | The present study deals with the demands and training processes of teachers who teach the Sciences of Nature and in this context it is questioned “What are the contributions of a proposal for continuing education developed based on the demands of teachers who teach science for the promotion of inclusive pedagogical practices with Special Education Target Audience students in public high schools”? This research aimed to analyze the contributions of a proposal for continuing education for teachers who teach science, structured based on the demands of these professionals in the development of inclusive pedagogical practices with Special Education Target Audience students/SETA. The research was developed based on a qualitative approach of the collaborative type, with a qualitative content analysis method. Participated in the research: the researcher, nine science teachers from three public high schools in the municipality of Marabá/Pará, two scientific initiation fellows PIBIC/CNPq; PIBIC/FAPESPA. A focal group technics was used along with an interview with a script of triggering questions that streamlined recorded and transcribed dialogues and reflections, which arranges a set of training needs of science teachers regarding the development of inclusive pedagogical practices. A blended learning course in a virtual learning environment/VLE was structured and developed in four modules totaling 180 hours and questionnaire application within the scope of the research. Two categories of analysis were arranged for analysis data: 1) Teacher training demands in the field of special education and the challenges of pedagogical practice for inclusive science teaching; 2) Training strategies and indicators of professional learning of teachers who teach science. The results showed that continuing education with a curricular proposal based on teacher training demands, focused on reflections, rethinking and reconstructing their own practice, guided by accessible pedagogical principles and strategies for inclusive science education, thus contributing to professional development. The collaborative research provided the development of a formative experience in the area of special education, which contributed in resizing the pedagogical practice of the participating teachers who teach science. The formative process did not intend to remedy the totality of gaps and/or demands for training, but it intended to develop an experience in which, with systematic monitoring and scientific analysis, they identified the contributions that could provide subsidies to teacher education policies in the education networks regarding the effectiveness of the principles of inclusive education. In conclusion, when working with a training curriculum linked to the real needs of the teachers and with the development of training strategies in the semipresence modality, expectations, participation, collective learning and professional improvements of teachers who teach science in high school were possible to satisfactorily answer. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1496 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Keywords: | Professores - Formação Prática de ensino Ciência - Estudo e ensino Educação especial Professores de educação especial - Formação Ensino auxiliado por computador |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Publisher: | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | Unifesspa |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Exatas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
metadata.dc.rights: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | PPGECM - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
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