Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1507
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCAVALCANTE, Rita Geane Oliveira-
dc.date.accessioned2021-02-23T20:21:05Z-
dc.date.available2021-02-23T20:21:05Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Rita Geane Oliveira. Qual a importância que os professores da educação infantil nas escolas privadas de Marabá atribuem à utilização das histórias infantis para o desenvolvimento das crianças de 3 a 6 anos. 2003. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2003. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1507. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1507-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleQual a importância que os professores da educação infantil nas escolas privadas de Marabá atribuem à utilização das histórias infantis para o desenvolvimento das crianças de 3 a 6 anospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Lidiane Andrade-
dc.description.resumoEste trabalho busca detectar a importância que os professores da educação infantil nas escolas privadas de Marabá atribuem ao uso das histórias infantis para o desenvolvimento das crianças. O objetivo central deste trabalho consiste na elaboração de uma reflexão sobre a utilização das histórias infantis em sala de aula procurando ressaltar sua grande contribuição no desenvolvimento global da criança, pois acredito que este é um recurso que pode auxiliar o professor em sua prática c relacionamento com os alunos. A metodologia de pesquisa utilizada na realização deste trabalho, envolve a abordagem qualitativa coro trabalho de campo como a discutida por Ludke e André.(1986:ll). As observações foram desenvolvidas cm duas escolas privadas de Marabá, situadas nos bairros da Marabá Pioneira e Nova Marabá, que atuam na educação infantil, num total de quatro professores e quarenta e oito alunos na faixa etária de três a sete anos. A coleta de dados foi realizada tendo como base a observação participante e a entrevista estruturada, ambas apresentadas pelas autoras acima citadas. À teoria Walíoniana foi o referencial teórico escolhido para fundamentar o estudo e a análise dos dados coletados. Este autor entende o psiquismo humano construído na interação entre o biológico e o social c esta relação é evidenciada por ele em estágios através dos quais a criança se desenvolve desde o nascimento até a fase adulta, sendo que esse desenvolvimento influenciado pela afetividade. Nesta perspectiva chegamos às seguintes conclusões: as histórias infantis são utilizadas como um recurso pedagógico que visa apenas alfabetizai' os alunos; os professores não utilizam recursos materiais, além do livro de história, para contar as histórias e apesar das histórias infantis serem consideradas como um recurso que favorece o trabalho com diferentes realidades, o que possibilitaria o aluno refletir e fazer comparações com a sua e isso não é trabalhado pelo professor com esse objetivo.pt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Qual a imprtância que os professores ....pdf2,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI