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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1507
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Qual a importância que os professores da educação infantil nas escolas privadas de Marabá atribuem à utilização das histórias infantis para o desenvolvimento das crianças de 3 a 6 anos |
Autor(es): | CAVALCANTE, Rita Geane Oliveira |
Primeiro Orientador: | SOUSA, Lidiane Andrade |
Data do documento: | 2003 |
Citação: | CAVALCANTE, Rita Geane Oliveira. Qual a importância que os professores da educação infantil nas escolas privadas de Marabá atribuem à utilização das histórias infantis para o desenvolvimento das crianças de 3 a 6 anos. 2003. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2003. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1507. Acesso em: |
Resumo: | Este trabalho busca detectar a importância que os professores da educação infantil nas escolas privadas de Marabá atribuem ao uso das histórias infantis para o desenvolvimento das crianças. O objetivo central deste trabalho consiste na elaboração de uma reflexão sobre a utilização das histórias infantis em sala de aula procurando ressaltar sua grande contribuição no desenvolvimento global da criança, pois acredito que este é um recurso que pode auxiliar o professor em sua prática c relacionamento com os alunos. A metodologia de pesquisa utilizada na realização deste trabalho, envolve a abordagem qualitativa coro trabalho de campo como a discutida por Ludke e André.(1986:ll). As observações foram desenvolvidas cm duas escolas privadas de Marabá, situadas nos bairros da Marabá Pioneira e Nova Marabá, que atuam na educação infantil, num total de quatro professores e quarenta e oito alunos na faixa etária de três a sete anos. A coleta de dados foi realizada tendo como base a observação participante e a entrevista estruturada, ambas apresentadas pelas autoras acima citadas. À teoria Walíoniana foi o referencial teórico escolhido para fundamentar o estudo e a análise dos dados coletados. Este autor entende o psiquismo humano construído na interação entre o biológico e o social c esta relação é evidenciada por ele em estágios através dos quais a criança se desenvolve desde o nascimento até a fase adulta, sendo que esse desenvolvimento influenciado pela afetividade. Nesta perspectiva chegamos às seguintes conclusões: as histórias infantis são utilizadas como um recurso pedagógico que visa apenas alfabetizai' os alunos; os professores não utilizam recursos materiais, além do livro de história, para contar as histórias e apesar das histórias infantis serem consideradas como um recurso que favorece o trabalho com diferentes realidades, o que possibilitaria o aluno refletir e fazer comparações com a sua e isso não é trabalhado pelo professor com esse objetivo. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1507 |
Palavras-chave: | Crianças - Desenvolvimento Educação infantil Literatura infantojuvenil Aprendizagem |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
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