Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1522
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Reflexões sobre a produção de textos no livro didático de 9º ano em uma escola urbana com alunos camponeses |
Autor(es): | NERIS, Maria de Lourdes dos Reis |
Primeiro Orientador: | ALENCAR, Maria Cristina Macedo |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | NERIS, Maria de Lourdes dos Reis. Reflexões sobre a produção de textos no livro didático de 9º ano em uma escola urbana com alunos camponeses. 54 f. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2021. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1522>. Acesso em: |
Resumo: | O presente estudo é uma reflexão sobre a produção de textos propostas no livro didático Português Linguagens do 9° ano do Ensino Fundamental, utilizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental - Pequeno Cristo, localizada no núcleo urbano na cidade de São Domingos do Araguaia-PA, que apesar de estar no núcleo urbano, tem presença massiva de alunos da zona rural, os quais têm que se deslocar quilômetros para ter acesso à escola. Deste modo, esta pesquisa tem como problema central: Como são abordadas as práticas de produção textual neste material didático? E, quais possíveis contribuições este recurso pode oportunizar no ambiente da sala de aula, neste contexto educacional específico? Tendo como objetivo refletir sobre a relação entre as atividades de produção textual propostas no livro e como/se elas dialogam com a realidade dos estudantes do campo. Para essa reflexão, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir da leitura de demais trabalhos acadêmicos sobre a temática e a facção de fichamentos e resenhas. Procedeu-se à descrição e análise de uma unidade temática do livro didático, cuja reflexão foi pautada por teóricos como Antunes (2003), Arroyo (2001), Caldart (2011), Costa Val (2011), Geraldi (1996, 2011, 2013), Koch e Elias (2018), Marcuschi (2016), Ponte (2004), Ploeg (2008), Rojo (2009), que contribuíram na definição da noção de texto e práticas de produção de textuais que orientaram nossa análise. De modo que se compreendeu que a proposta de produção textual abordada no livro possibilita trazer textos que contribuem no desenvolvimento da capacidade crítica do aluno. No entanto, o professor de linguagens deve ser o sujeito mediador desse processo de aprendizagem, tendo o livro didático como umas das ferramentas para se realizar o objetivo da aprendizagem do aluno, não como único recurso e guia deste processo. |
Abstract: | The present study is a reflection on the production of texts proposed in the textbook Portuguese Languages of the 9th year of Elementary School, used at the Municipal Elementary School - Pequeno Cristo, located in the urban center in the city of São Domingos do Araguaia-PA, that despite being in the urban center, there is a massive presence of students from the rural area, who have to travel kilometers to access the school. Thus, this research has as its central problem: How are the practices of textual production approached in this teaching material? And, what possible contributions can this resource provide in the classroom environment, in this specific educational context? Aiming to reflect on the relationship between the textual production activities proposed in the book and how / if they dialogue with the reality of students in the field. For this reflection, a bibliographic research was carried out, from the reading of other academic works on the theme and the faction of records and reviews. We proceeded to the description and analysis of a thematic unit of the textbook, whose reflection was guided by theorists such as Antunes (2003), Arroyo (2001), Caldart (2011), Costa Val (2011), Geraldi (1996, 2011, 2013 ), Koch and Elias (2018), Marcuschi (2016), Ponte (2004), Ploeg (2008), Rojo (2009), who contributed to the definition of the notion of text and textual production practices that guided our analysis. Thus, it was understood that the textual production proposal addressed in the book makes it possible to bring texts that contribute to the development of the student's critical capacity. However, the language teacher must be the mediating subject of this learning process, with the textbook as one of the tools to achieve the student's learning objective, not as the only resource and guide of this process. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1522 |
Palavras-chave: | Livros didáticos - Avaliação Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Educação rural |
Fonte : | 1 - CD ROM |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_ Reflexões sobre a produção de textos no livro didático.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons