Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1540
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRIBEIRO, Jaclene Alves-
dc.date.accessioned2021-05-04T18:23:44Z-
dc.date.available2021-05-04T18:23:44Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Jaclene Alves. Quais Áfricas? O ensino da história da África na sala de aula (Marabá, 2015-2020). 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de História, Marabá, 2021. Disponível em:< htttp://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/1540>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1540-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the way the History of Africa is portrayed in texts and images of history textbooks aimed at Elementary School II, in the public school system in Marabá/PA. We took as analysis space the State School of Elementary and High School Teacher Acy de Jesus Neves de Barros Pereira. We focused on the narrative on textbooks, destined to the 6th and 9th year published between the years 2015 and 2018, approved by the PNLD 2017 and 2020, our sources of research. The analysis points to some advances, but also to the permanence of misconceptions and stereotypes, characteristic of a negative representation historically constructed on the African continent. We try to reflect, in this sense, on the challenges and possibilities currently encountered to address the African theme in the classroom.pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHistória (Ensino fundamental) - Estudo e ensino - Marabá (PA)pt_BR
dc.subjectÁfrica - Civilização - Estudo e ensino - Brasilpt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Influências tendenciosaspt_BR
dc.titleQuais Áfricas? O ensino da história da África na sala de aula (Marabá, 2015-2020)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1RASCKE, Karla Leandro-
dc.description.resumoO presente trabalho tem o intuito de analisar a maneira como a História da África é retratada em textos e imagens de livros didáticos de História voltados para o Ensino Fundamental II, na rede pública de ensino em Marabá/PA. Tomamos como espaço de análise a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Acy de Jesus Neves de Barros Pereira. Centramos a narrativa sobre livros didáticos, destinados ao 6º e ao 9º ano publicados entre os anos de 2015 e 2018, aprovados pelo PNLD de 2017 e 2020, nossas fontes de pesquisa. A análise aponta para alguns avanços, mas também para a permanência de equívocos e estereótipos, característicos de uma representação negativa historicamente construída sobre o continente africano. Procuramos refletir, neste sentido, sobre desafios e possibilidades encontradas atualmente para abordar a temática africana em sala de aula.pt_BR
Appears in Collections:Curso de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Quais Áfricas-O ensino da História da África na sala de aula.pdf4,06 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI