Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1540
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Quais Áfricas? O ensino da história da África na sala de aula (Marabá, 2015-2020) |
metadata.dc.creator: | RIBEIRO, Jaclene Alves |
metadata.dc.contributor.advisor1: | RASCKE, Karla Leandro |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | RIBEIRO, Jaclene Alves. Quais Áfricas? O ensino da história da África na sala de aula (Marabá, 2015-2020). 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de História, Marabá, 2021. Disponível em:< htttp://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/1540>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho tem o intuito de analisar a maneira como a História da África é retratada em textos e imagens de livros didáticos de História voltados para o Ensino Fundamental II, na rede pública de ensino em Marabá/PA. Tomamos como espaço de análise a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Acy de Jesus Neves de Barros Pereira. Centramos a narrativa sobre livros didáticos, destinados ao 6º e ao 9º ano publicados entre os anos de 2015 e 2018, aprovados pelo PNLD de 2017 e 2020, nossas fontes de pesquisa. A análise aponta para alguns avanços, mas também para a permanência de equívocos e estereótipos, característicos de uma representação negativa historicamente construída sobre o continente africano. Procuramos refletir, neste sentido, sobre desafios e possibilidades encontradas atualmente para abordar a temática africana em sala de aula. |
Abstract: | The present work aims to analyze the way the History of Africa is portrayed in texts and images of history textbooks aimed at Elementary School II, in the public school system in Marabá/PA. We took as analysis space the State School of Elementary and High School Teacher Acy de Jesus Neves de Barros Pereira. We focused on the narrative on textbooks, destined to the 6th and 9th year published between the years 2015 and 2018, approved by the PNLD 2017 and 2020, our sources of research. The analysis points to some advances, but also to the permanence of misconceptions and stereotypes, characteristic of a negative representation historically constructed on the African continent. We try to reflect, in this sense, on the challenges and possibilities currently encountered to address the African theme in the classroom. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1540 |
Keywords: | História (Ensino fundamental) - Estudo e ensino - Marabá (PA) África - Civilização - Estudo e ensino - Brasil Livros didáticos Livros didáticos - Influências tendenciosas |
metadata.dc.rights: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | Curso de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Quais Áfricas-O ensino da História da África na sala de aula.pdf | 4,06 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License