Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1541
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Enchente de 1980: imaginário cultural, crescimento urbano e transformação do espaço social em Marabá-PA |
metadata.dc.creator: | FERREIRA, Adenilson Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SOUSA, Reginaldo Cerqueira |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | FERREIRA, Adenilson Silva. Enchente de 1980: imaginário cultural, crescimento urbano e transformação do espaço social em Marabá-PA. 2021. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de História, Marabá, 2021. Disponível em:< htttp://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/1541>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho tem como objeto de análise a enchente de 1980, em Marabá. O estudo centrou-se nos impactos causados na cidade pela enchente tendo em vista o grande fluxo migratório para a região sul e sudeste do Pará nesse período motivado pelos projetos desenvolvimentista implementados na região e pela descoberta do ouro na Serra Pelada, partimos da hipótese de que o aumento populacional em Marabá e, somando-se a criação de núcleos urbanos na cidade, como a Nova Marabá, fizeram a enchente de 1980 ficar fortemente presente na memória coletiva da cidade. Nosso estudo buscou refletir o uso de fotografias, e aqui os registros fotográficos da enchente e do cotidiano da população de Marabá, em sala de aula, bem como a importância de se trabalhar a história local no Ensino de História. A escola é um espaço de ensino e aprendizagem, e é dentro dela que se contribui para estimular o pensamento crítico. Nesse sentido o ensino de História fornece a capacidade de se compreender a construção do conhecimento histórico, desenvolvendo competências e habilidades para o seu aprendizado. |
Abstract: | This current work has the purpose of the analysis of the flood in Marabá in 1980. This study focused on the impacts caused by the flooding in the city and the migratory flow to the South and Southeast of Pará during this period, motivated by the implemented developmental projects in the region and by the discovery of gold in Serra Pelada. We started from the hypothesis of the population increase in Marabá and, adding to the creation of new urban centers in the city, such the Nova Marabá, turned the flood in 1980 strongly markable for the city people’s memory. Our study pursued of reflecting the use of the flood photographic registers and the population of Marabá routine in the classroom, as well as the working with local history in History Teaching relevance. The school is a space for teaching and learning, and within it, that it contributes to stimulate critical thinking, just as the teaching of history provides the ability to understand the historical knowledge construction, developing skills and abilities for its learning. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1541 |
Keywords: | Inundações - Marabá (PA) Marabá (PA) - História Migração interna História - Estudo e ensino |
metadata.dc.rights: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | Curso de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Enchente de 1980 - imaginário cultural, crescimento urbano e transformação.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License