Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1543
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Entre lutas e silenciamentos: a Guerrilha do Araguaia nos livros didáticos da educação básica de Marabá-PA |
metadata.dc.creator: | FURTADO, Yceliane Dias |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SOUSA, Reginaldo Cerqueira |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | FURTADO, Yceliane Dias. Entre lutas e silenciamentos: a Guerrilha do Araguaia nos livros didáticos da educação básica de Marabá-PA. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de História, Marabá, 2021. Disponível em:< htttp://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/1543>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | A Guerrilha do Araguaia (1972-1975) ocorrida na região Sul e Sudeste do Pará, Norte do Tocantins (antigo norte de Goiás) e parte do Maranhão, numa região conhecida como Bico do Papagaio, é um acontecimento na história do Brasil Contemporâneo no qual perguntas permanecem ainda sem respostas. Ecoa-se ainda na região a pergunta: onde estão os corpos daqueles que participaram desse importante movimento de resistência à ditadura civil-militar no Brasil? Essa é a reivindicação dos familiares dos mortos e desaparecidos políticos da ditadura que lutam também por justiça aos seus entes queridos. Essa ação tem contribuído para romper o silêncio imposto sobre a violência do Estado cometida contra os militantes da guerrilha e os camponeses na região do Araguaia. Esse silenciamento foi uma tentativa por parte das Forças Armadas de apagar os indícios e registros do movimento guerrilheiro e uma de suas consequências foi a ausência da Guerrilha do Araguaia no ensino de história. Este trabalho tem como princípio investigar, por meio de livros didáticos e o plano de curso das disciplinas de História e Estudos Amazônicos, como tem ocorrido o ensino da Guerrilha do Araguaia no município de Marabá. Para isso foram realizadas entrevistas com professores da rede municipal de Marabá com o objetivo de perceber os desafios e possibilidades de se abordar o tema da guerrilha na educação básica. |
Abstract: | The Araguaia Guerilla (1972-1975) in the southern region of Pará, is an event in the history of Contemporary Brazil in which questions remain unanswered. The question still arises in the region: where are the bodies of those who participated in this important resistance movement against the civil-military dictatorship in Brazil? That is the claim of family members who suffered died and political disappearances from dictatorship and are still fighting for justice for their loved ones. This action has been contributing to breaking the silence imposed about State violence against guerrilla activists and peasants in the Araguaia region. This silencing was an attempt by the military to erase the evidence and records of the guerrilla movement and one of its consequences was the absence of the Araguaia Guerrilla in teaching history. The fundamental goal in this work is investigating, through textbooks and the course plan of the disciplines of History and Amazonian Studies, how the teaching of the Araguaia Guerrilla in the municipality of Marabá has taken place. To this end, interviews were conducted with teachers from the municipal network of Marabá in order to understand the challenges and possibilities of addressing the guerrilla theme in basic education. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1543 |
Keywords: | Guerrilhas - Araguaia, Rio, Região - História Ditadura – Brasil Livros didáticos História – Estudo e ensino |
metadata.dc.rights: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | Curso de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Entre lutas e silenciamentos - a Guerrilha do Araguaia nos livros didáticos.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License