Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1545
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação do campo e juventude na comunidade de Belo Monte, Novo Repartimento, PA |
Autor(es): | GOMES, Ilane da Silva |
Primeiro Orientador: | MUNIZ, Rodrigo Almeida |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | GOMES, Ilane da Silva. Educação do campo e juventude na comunidade de Belo Monte, Novo Repartimento, PA. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo, Marabá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1545. Acesso em: |
Resumo: | O artigo apresenta as análises de dados coletados em pesquisas realizadas com os jovens de escolas inserida em contexto rural, na Comunidade de Belo Monte, município de Novo Repartimento, PA. A pesquisa teve como temas norteadores trabalho, juventude e educação no contexto rural. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a educação ofertada na Comunidade, com prisma da educação como instrumento de emancipação humana no contexto sociohistórico, do trabalho e da juventude existente na comunidade. Os procedimentos metodológicos adotados para fins de coletas de dados, levantamento da história da comunidade a partir da metodologia história de vida, análise documental e levantamento de dados da escola, e duas intervenções metodológicas, a primeira no ensino fundamental que objetivou entender a escola e o (des) interesse escolar e a segunda no ensino médio que objetivou entender o perfil da juventude da escola e sua inserção no mundo do trabalho. A comunidade de Belo Monte é uma comunidade de camponeses que inicialmente possuía uma elevada agro biodiversidade, garantindo assim a sua segurança alimentar, no entanto com o processo de pecuarização, atualmente as famílias encontram-se num quadro de insegurança alimentar. Os lotes não garantem mais a permanência das famílias e a escola torna-se uma porta de saída da comunidade. A escola não é capaz de problematizar o contexto sociocultural e histórico da comunidade e ao mesmo tempo introduz sutilmente a lógica de produção capitalista que se baseia num crescimento individual e meritocrático. |
Abstract: | The article presents the analysis of data collected in research carried out with young people from schools inserted in a rural context, in the Belo Monte Community, municipality of Novo Repartimento, PA. The research had as its guiding themes work, youth and education in the rural context. This research aimed to analyze the education offered in the Community, with the prism of education as an instrument of human emancipation in the socio-historical context, of work and youth existing in the community. The methodological procedures adopted for the purposes of data collection, survey of the community's history from the life history methodology, documentary analysis and survey of school data, and two methodological interventions, the first in elementary school that aimed to understand the school and (des )school interest and the second in high school that aimed to understand the profile of the school's youth and their insertion in the world of work. The Belo Monte community is a community of peasants that initially had a high agrobiodiversity, thus guaranteeing their food security, however with the process of cattle raising, currently families are in a situation of food insecurity. The lots no longer guarantee the families' permanence and the school becomes an exit door for the community. The school is not capable of problematizing the socio-cultural and historical context of the community and at the same time subtly introduces the logic of capitalist production that is based on individual and meritocratic growth. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1545 |
Palavras-chave: | Educação rural - Novo Repartimento (PA) Juventude rural - Educação Escolas rurais - Novo Repartimento (PA) Educação - Aspectos sociais |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Educação do campo e juventude na comunidade de Belo Monte, Novo Repartimento, PA.pdf | 914,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons