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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1548
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, Andressa da Silva-
dc.date.accessioned2021-06-11T14:21:51Z-
dc.date.available2021-06-11T14:21:51Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Andressa da Silva. Desigualdade de gênero: o sexismo no ambiente escolar. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1548. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1548-
dc.description.abstractThis work has major thematic as gender inequality promoted by sexism in the school’s environment. A less debated and explored issue in pedagogy course of ‘Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará’ and in most formation courses of early childhood education teachers. The social relevance is prompted to school this debate, necessitating external collaboration. Our objectives were analyzed how sexism was present in school’s environment, starting in 6° grade elementary ‘Marabá-Pará’ municipal school female students’ point of view, verifying the school supervisors and one female teacher perspectives about gender inequality generated by this form of discrimination. The utilized methodology was field research with qualitative approach. We realize one workshop with the female students as a data collected proceeding, alongside with Google forms questionaries applied to supervisors equip, one female teacher and workshops participants. As a result, the female students confirmed that were charged in school by behaviors considered ‘feminine’. However, the supervisors are aware of gender inequality and sexism meaning but, disagree between then that this kind of discrimination occurs in school. The female teacher already declares that dislike the way women are judged and sometimes, unconsciously, commit this kind of sexism discrimination in school. We considered that the evaluated school reinforce sexism, promoting gender inequality. This discrimination is subtly rooted, almost unthinkable, due been reproduced in commonplace actions, seen as common in day-to-day school.pt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectDiscriminação de sexo na educação – Marabá (PA)pt_BR
dc.subjectSexismopt_BR
dc.subjectAmbiente escolar – Gêneropt_BR
dc.subjectMulheres na educação – Condições sociaispt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de ensino fundamental – Gênero - Diferenças (Educação)pt_BR
dc.titleDesigualdade de gênero: o sexismo no ambiente escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Vanja Elizabeth Sousa-
dc.description.resumoste trabalho tem como tema a desigualdade de gênero provocada pelo sexismo no ambiente escolar, assunto pouco debatido e aprofundado no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e no geral nos cursos de formação inicial de professores da educação básica. A relevância social está em levar para a escola a discussão sobre esse tema, necessitando de colaboração externa. Nossos objetivos, foram analisar como o sexismo está presente no ambiente escolar a partir do olhar das alunas de uma turma do 6° ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Marabá-Pará, verificando as perspectivas das gestoras e de uma professora da escola em relação a desigualdade de gênero gerada por essa discriminação. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. Como procedimentos para coleta de dados foi realizada uma oficina com as alunas, além do uso de formulários de entrevistas a partir da plataforma Google Forms, aplicados a equipe gestora e a uma das professoras do grupo de alunas participantes da oficina. Como resultado, as alunas confirmaram que são cobradas na escola pela maioria dos professores por comportamentos ditos femininos. Já as gestoras, estão cientes do que significa desigualdade de gênero e sexismo, havendo discordância entre elas que existam essas discriminações na escola. Já a professora declara não gostar de como a mulher é julgada e as vezes comete, inconscientemente, essas discriminações. Consideramos que a escola estudada reforça o sexismo, promovendo a desigualdade de gênero. Essa discriminação está arraigada de forma sutil, quase imperceptível, devido ser reproduzida somente com ações corriqueiras, vistas como comuns do dia a dia da escola.pt_BR
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