Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1553
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Letramento literário na escola e a contribuição das ferramentas digitais no processo de ensino – aprendizagem |
Autor(es): | SOUZA, Célio Ribeiro de |
Primeiro Orientador: | DIAS, Elaine Ferreira |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | SOUZA, Célio Ribeiro de. Letramento literário na escola e a contribuição das ferramentas digitais no processo de ensino – aprendizagem. 2020. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de São Félix do Xingu, Instituto de Estudos do Xingu, Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa, São Félix do Xingu, 2020. Disponível em:http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1553 . Acesso em: |
Resumo: | Esta pesquisa tem natureza quali-quantitativa e busca investigar o processo de letramento literário e o uso das ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental em duas escolas públicas do município de São Félix do Xingu-Pa. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo. A pesquisa de campo tem como público alvo alunos do 8º ano e docentes das disciplinas Língua Portuguesa e de Redação, lotados nas escolas Pássaro Azul e João Ciro de Moura. Como instrumento de coleta de dados, utilizaram-se dois questionários. Os principais aportes teóricos empregados para a fundamentação e análise dos dados foram Cosson (2014, 2017), Soares (2004), Kleiman (2005, 2011, 2013), Rojo (2012), Santaella (2013) Lakatos (2019) e Pietri (2009). Os resultados da pesquisa mostram, dentre outros aspectos, que o uso de tecnologia é pouco empregado, equipamentos de amplo acesso como o celular tem uso vedado devido à concepção de que este prejudica o processo ensino aprendizagem. Desse modo, a utilização das ferramentas digitais é praticamente inexistente, o ensino da literatura é limitado ao analógico e a maioria dos alunos não consegue diferenciar gêneros textuais analógicos e digitais, como, por exemplo, o conto e o hiperconto. Busca-se, portanto, com este trabalho contribuir com as pesquisas de Letramento Literário e o uso das TIC`s. |
Abstract: | This research has a qualitative and quantitative nature and seeks to investigate the contribution of digital tools in the teaching-learning process of elementary school students in two public schools in the municipality of São Félix do Xingu-Pa. To this end, bibliographic and field research were carried out. The field research is aimed at 8th grade students and teachers of Portuguese and Writing in the Bird Blue and João Ciro de Moura schools. As a data collection instrument, two questionnaires were used. The main theoretical contributions used to support and analyze the results of the work were Cosson (2014, 2017), Soares (2004), Kleiman (2005, 2011, 2013), Rojo (2012), Santaella (2013), Lakatos (2019) and Pietri (2009). The results of the research show, among other aspects, that the use of technology is little used, equipment with wide access such as cell phones is forbidden due to the conception that this harms the teaching-learning process. Thus, the use of digital tools is practically nonexistent, the teaching of literature is limited to analogue and most students are unable to differentiate short stories from hyper short stories. Therefore, this work seeks to contribute to literary literacy research and the use of ICTs. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1553 |
Palavras-chave: | Letramento Ensino – Metodologia Tecnologia educacional Literatura (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Escolas - São Félix do Xingu(PA) |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | Curso de Letras - Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC CELIO RIBEIRO DE SOUZA - REPOSITÓRIO.pdf | 9,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons