Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1555
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Representação social do aluno indígena em escolas públicas da rede urbana do município de São Félix do Xingu/PA |
metadata.dc.creator: | SILVA, Francidalva Gomes da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | DIAS, Elaine Ferreira |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | SILVA, Francidalva Gomes da. Representação social do aluno indígena em escolas públicas da rede urbana do município de São Félix do Xingu/PA. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de São Félix do Xingu, Instituto de Estudos do Xingu, Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa, São Félix do Xingu, 2021. Disponível em:http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1555. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa busca identificar e analisar as representações sociais do aluno indígena no ambiente escolar. O cenário da escola, além da busca pelo saber, também se configura como espaço de construção simbólica do outro. Desta forma, o objetivo deste estudo é identificar a representação social do aluno indígena nas escolas públicas do município. A pesquisa de natureza qualitativa tem como referencial a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003) e Jodelet (2001). Como campo de pesquisa, temos três escolas da rede pública municipal de ensino, na zona urbana de São Félix do Xingu, localizado no sudeste do Pará, região com 70% do território municipal constituído por reservas indígenas. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário, segundo metodologia aplicada no campo das representações sociais. A pesquisa teve como participantes alunos indígenas e não indígenas e professoras de três escolas públicas municipais. |
Abstract: | This research seeks to identify and analyze social representations about indigenous students in the school environment. The school scenario, in addition to the search for the saber, is also a space for the symbolic construction of the other. This, the objective of this study is to identify a social representation of the indigenous student in public schools in the city, in view of the devices used to (re) produce and perceive their image in the school context. A qualitative research is based on the Theory of Social Representations of Moscovici (2003) and Jodelet (2001). As a research field, we have three schools in the municipal public school system, in the urban area of São Félix do Xingu, located in southeastern Para, a region with 70% of the municipal territory constituted by indigenous reserves. As a research instrument, a questionnaire was used, according to the methodology applied in the field of social representations indigenous students, in three municipal public schools. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1555 |
Keywords: | Representações Escolas indígenas – São Félix do Xingu (PA) Índios - Educação índios da América do Sul - Educação |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | Curso de Letras - Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC-Francidalva Gomes - Repositório.pdf | 940,9 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License