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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1559
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Memórias do Massacre da Ponte
Autor(es): RECHI, Lucileide da Silva
Primeiro Orientador: PAULINELLI, Maysa de Pádua Teixeira
Data do documento: 2020
Citação: RECHI, Lucileide da Silva. Memórias do Massacre da Ponte. 2020. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2020.. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1559>. Acesso em:
Resumo: O presente trabalho tem como temática o episódio conhecido como o “Massacre da Ponte”, que ocorreu em 29 de dezembro de 1987, no município de Marabá, no Pará, por ocasião de um protesto de garimpeiros da Serra Pelada, que reivindicavam melhores condições de trabalho e continuação dos trabalhos na área do garimpo. Trata-se de um momento de extrema importância tanto para a cidade de Marabá como para o memorial de histórias do país, apesar de haver sido silenciado à época dos acontecimentos. Para que esse tema seja recordado, foram analisadas notícias e reportagens publicadas em jornais impressos no momento em que os fatos ocorreram, demonstrando o ponto de vista dos diversos atores sociais envolvidos no acontecimento. Utilizamos como metodologia o levantamento bibliográfico e a análise de documentos encontrados nos acervos locais, como a Fundação Casa da Cultura de Marabá. Como referencial teórico, partimos de elementos da Teoria Semiolinguística, de Charaudeau (2001), além dos padrões de manipulação da imprensa, segundo Perseu Abramo (2003).
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1559
Palavras-chave: Garimpeiros – Serra Pelada – Marabá (PA)
Memória
Comunicação – Periódicos
Análise do discurso
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Aparece nas coleções:FAEL - Faculdade de estudos da linguagem

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