Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1570
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | AQUINO, Maria de Fátima Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-19T20:31:24Z | - |
dc.date.available | 2021-08-19T20:31:24Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | AQUINO, Maria de Fátima Pereira de. Vivências formativas durante o tempo comunidade: o movimento de formar-se professora na Licenciatura em Educação do Campo da Unifesspa. 78 f. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2020. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1570>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1570 | - |
dc.description.abstract | This research work aimed to report on formative experiences during socio-educational research and teaching internship in the subject of Mathematics at a rural school, during the community time at the Unifesspa Field Education Degree. Both the observations and the conduct were made with teachers in the area of Mathematics, seeking to understand why there is so much rejection on the part of the students, which could be done so that the students had a different view of mathematics. Thinking about these concerns, during the regency, we seek to apply differentiated methodology where the students' knowledge were related to the contents proposed by the school curriculum, putting into practice the learning acquired during university time. The research was carried out in Vila Placas Pitinga, municipality of Breu Branco - PA. Having as theoretical contribution writers from the Education of the Field, seeking to value the cultural knowledge brought from the daily lives of the people, reflecting the teaching of Mathematics in the context of the Education of the Field, especially in the research community. The research data were raised from the observations made during the internship in the workspace, with informal conversations between students and also with teachers, debating with authors who have a line of thought focused on school knowledge that can be applied from the empirical knowledge of subjects in the community, aiming to improve students' mathematical learning. We realize that the valorization of knowledge ends up generating greater knowledge, and thus strengthens the relationship between bringing this daily knowledge to be part of the school environment and at the same time applying school knowledge in our daily lives. | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Programas de estágio | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários - formação | pt_BR |
dc.title | Vivências formativas durante o tempo comunidade: o movimento de formar-se professora na Licenciatura em Educação do Campo da Unifesspa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, José Sávio Bicho de | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa teve como objetivo relatar vivências formativas durante a pesquisa socioeducacional e estágio docente na disciplina de Matemática em uma escola do campo, durante o tempo comunidade na Licenciatura em Educação do Campo da Unifesspa. Tanto as observações quanto a regência foram feitas com professores da área de Matemática, buscando entender o porquê existe tanta rejeição por parte dos alunos, o que poderia ser feita para que os alunos tivessem uma visão diferenciada da matemática. Pensando nessas inquietações, durante a regência, buscamos aplicar metodologia diferenciada onde os conhecimentos dos alunos fossem relacionados aos conteúdos propostos pelo currículo escolar, colocando em prática o aprendizado adquirido durante o tempo universidade. A pesquisa foi realizada na Vila Placas Pitinga, município de Breu Branco – PA. Tendo como aporte teórico escritores da Educação do Campo, procurando valorizar os conhecimentos culturais trazidos do cotidiano das pessoas, refletindo o ensino de Matemática no contexto da Educação do Campo, em especial na comunidade da pesquisa. Os dados da pesquisa foram levantados a partir das observações feitas durante o estágio no espaço de trabalho, com conversas informais entre alunos e também com professores, debatendo com autores que possuem uma linha de pensamento voltado para o conhecimento escolar que podem ser aplicados a partir dos saberes empíricos dos sujeitos da comunidade, visando melhorar as aprendizagens matemáticas dos alunos. Percebemos que a valorização dos saberes acaba por gerar maior conhecimentos, e assim fortalece a relação entre trazer esse conhecimento cotidiano para fazer parte do ambiente escolar e ao mesmo tempo aplicar o conhecimento escolar no nosso cotidiano. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-Vivências formativas durante o tempo comunidade.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons