Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/158
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Um Framework para recuperação semântica de objetos de aprendizagem contextualizados |
metadata.dc.creator: | COSTA, Raisa Brito PIMENTEL, Rogerio Cunha |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SILVA, Weitzel Coelho da |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | COSTA, Raisa Brito; PIMENTEL, Rogerio Cunha. Um Framework para recuperação semântica de objetos de aprendizagem contextualizados. 2014. 102 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Geociências e Engenharias, Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica, Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, Marabá, 2014 . Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/158>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Os objetos de aprendizagem são elementos-chave de políticas voltadas para a melhoria do ensino e aprendizagem na sociedade do conhecimento. Os objetos de aprendizagem devem ser armazenados em um banco de dados e organizados por um sistema de gestão para facilitar a recuperação e busca. Infelizmente, muitos desses repositórios não têm um sistema que permite um maior nível de abstração entre os usuários finais e dos dados armazenados. Este trabalho apresenta um Sistema de armazenamento e recuperação de Objetos de Aprendizagem através de uma perspectiva multifacetada com intuito de avaliar o conteúdo educacional e também capaz de suportar recomendação e um mecanismo de ranking. A principal novidade na arquitetura proposta é a busca semântica com base em metadados de acessibilidade. Nosso objetivo é ajudar aos professores a recuperar recursos educacionais acessíveis com base nas necessidades e preferências específicas para garantir a inclusão de pessoas com deficiência no processo de ensino. |
Abstract: | Learning objects are key elements of policies aimed at improving education and learning in the knowledge society. Learning objects should be stored in a database and organized by a management system for easy retrieval and search. Unfortunately, many of these repositories do not have a system that allows a higher level of abstraction between the internal and end-users of the stored data. This paper presents a Learning Object Management System that provides a multiple perspective to assess educational content and also able to support recommendation and ranking mechanism for recovered learning object. The main novelty in the proposed architecture is its semantic search based on accessibility metadata. We aim to aid teachers to deliver accessible educational resources based on specific needs and preferences to ensure an inclusion of people with disability in instructional process. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/158 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO |
Keywords: | Objetos de aprendizagem Repositório e Recuperação de informação Metadados |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | FACEEL - Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Um Framework para recuperaçao semantica.pdf | 2,69 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License