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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1620
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARBOSA, Larissa Santos-
dc.date.accessioned2021-09-29T13:18:20Z-
dc.date.available2021-09-29T13:18:20Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBARBOSA, Larissa Santos. Estágio curricular supervisionado na licenciatura em Matemática em tempos de pandemia: experiência no ensino médio na rede pública. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Marabá, 2021. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1620>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1620-
dc.description.abstractThe supervised curricular internship is essential in the teacher training process within the scope of degrees. However, in some courses, this modality in Brazil, the internship had to be adapted to the global context of the Covid-19 pandemic, developing with remote activities. In this approach, some questions arose about the development and organization of the internship and the contributions to the participants in this process. This research aims to analyze the experience lived in Stage III, by a class of the Licentiate Degree in Mathematics, Famat, Unifesspa, which occurred remotely in classes of the 1st and 2nd years of high school in a state public school in Marabá, in Pará. A qualitative approach was used and data were collected from participant observation. The results were treated under content analysis and observed through the perspective of several authors: Delaia and Silva (2020), Veloso and Walesko (2020), Aguiar et al. (2019), Gatti et al. (2019), Nörnberg (2017), Piconez (2012), Pimenta and Lima (2011, 2019) and others. Among the results, it was inferred that even with the limitations and difficulties imposed by remote education, the interns followed part of their formative path towards teaching. The internship experiences placed them as subjects of action and reflection on their practices. However, the absence of experience at school can compromise the understanding of the complexity of the school context, as well as the intervention and appropriation of the educational reality.pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstágio supervisionado - Marabá (PA)pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino (Estágio)pt_BR
dc.subjectProfessores de matemática - Formação - Marabá (PA)pt_BR
dc.subjectEnsino a distância - Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.titleEstágio curricular supervisionado na licenciatura em Matemática em tempos de pandemia: experiência no ensino médio na rede públicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Katia Regina da-
dc.description.resumoO estágio curricular supervisionado é indispensável no processo de formação docente no âmbito das licenciaturas. Porém, em alguns cursos, nessa modalidade, no Brasil, o estágio teve de ser adaptado ao contexto mundial de pandemia da Covid-19 desenvolvendo-se com atividades remotas. Nesse enfoque, surgiram alguns questionamentos sobre o desenvolvimento e organização do estágio e as contribuições aos participantes desse processo. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a experiência vivenciada no Estágio III, por uma turma do curso de Licenciatura em Matemática, da Famat, da Unifesspa, que ocorreu de forma remota em turmas do 1º e 2º anos do ensino médio de uma escola pública estadual de Marabá, no Pará. Foi utilizada uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados a partir da observação participante. Os resultados foram tratados sob a análise de conteúdo e analisados à luz de diversos autores, a saber: Delaia e Silva (2020), Veloso e Walesko (2020), Aguiar et al. (2019), Gatti et al. (2019), Nörnberg (2017), Piconez (2012), Pimenta e Lima (2011, 2019) e outros. Dentre os resultados, infere-se que mesmo com as limitações e dificuldades impostas pelo ensino remoto, os estagiários trilharam parte de seu percurso formativo para a docência. As experiências no estágio os colocaram como sujeitos da ação e da reflexão sobre suas práticas. Entretanto, a ausência da vivência na escola, pode comprometer a compreensão da complexidade do contexto escolar, bem como a intervenção e a apropriação da realidade educativa.pt_BR
Aparece nas coleções:FAMAT - Faculdade de Matemática

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