Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1620
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estágio curricular supervisionado na licenciatura em Matemática em tempos de pandemia: experiência no ensino médio na rede pública
metadata.dc.creator: BARBOSA, Larissa Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Katia Regina da
Issue Date: 2021
Citation: BARBOSA, Larissa Santos. Estágio curricular supervisionado na licenciatura em Matemática em tempos de pandemia: experiência no ensino médio na rede pública. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Marabá, 2021. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1620>. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: O estágio curricular supervisionado é indispensável no processo de formação docente no âmbito das licenciaturas. Porém, em alguns cursos, nessa modalidade, no Brasil, o estágio teve de ser adaptado ao contexto mundial de pandemia da Covid-19 desenvolvendo-se com atividades remotas. Nesse enfoque, surgiram alguns questionamentos sobre o desenvolvimento e organização do estágio e as contribuições aos participantes desse processo. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a experiência vivenciada no Estágio III, por uma turma do curso de Licenciatura em Matemática, da Famat, da Unifesspa, que ocorreu de forma remota em turmas do 1º e 2º anos do ensino médio de uma escola pública estadual de Marabá, no Pará. Foi utilizada uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados a partir da observação participante. Os resultados foram tratados sob a análise de conteúdo e analisados à luz de diversos autores, a saber: Delaia e Silva (2020), Veloso e Walesko (2020), Aguiar et al. (2019), Gatti et al. (2019), Nörnberg (2017), Piconez (2012), Pimenta e Lima (2011, 2019) e outros. Dentre os resultados, infere-se que mesmo com as limitações e dificuldades impostas pelo ensino remoto, os estagiários trilharam parte de seu percurso formativo para a docência. As experiências no estágio os colocaram como sujeitos da ação e da reflexão sobre suas práticas. Entretanto, a ausência da vivência na escola, pode comprometer a compreensão da complexidade do contexto escolar, bem como a intervenção e a apropriação da realidade educativa.
Abstract: The supervised curricular internship is essential in the teacher training process within the scope of degrees. However, in some courses, this modality in Brazil, the internship had to be adapted to the global context of the Covid-19 pandemic, developing with remote activities. In this approach, some questions arose about the development and organization of the internship and the contributions to the participants in this process. This research aims to analyze the experience lived in Stage III, by a class of the Licentiate Degree in Mathematics, Famat, Unifesspa, which occurred remotely in classes of the 1st and 2nd years of high school in a state public school in Marabá, in Pará. A qualitative approach was used and data were collected from participant observation. The results were treated under content analysis and observed through the perspective of several authors: Delaia and Silva (2020), Veloso and Walesko (2020), Aguiar et al. (2019), Gatti et al. (2019), Nörnberg (2017), Piconez (2012), Pimenta and Lima (2011, 2019) and others. Among the results, it was inferred that even with the limitations and difficulties imposed by remote education, the interns followed part of their formative path towards teaching. The internship experiences placed them as subjects of action and reflection on their practices. However, the absence of experience at school can compromise the understanding of the complexity of the school context, as well as the intervention and appropriation of the educational reality.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1620
Keywords: Estágio supervisionado - Marabá (PA)
Matemática - Estudo e ensino (Estágio)
Professores de matemática - Formação - Marabá (PA)
Ensino a distância - Ensino auxiliado por computador
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Appears in Collections:FAMAT - Faculdade de Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estágio curricular supervisionado na licenciatura em Matemática.pdf1,25 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI