Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1625
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Estratégias metodológicas no ensino de matemática para surdos |
Autor(es): | MIRANDA, Patrick Altiere Barbosa |
Primeiro Orientador: | COSTA, Walber Christiano Lima da |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | MIRANDA, Patrick Altiere Barbosa. Estratégias metodológicas no ensino de matemática para surdos. 2018. 29 f. trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Santana do Araguaia, Instituto de Engenharia do Araguaia, Faculdade de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Santana do Araguaia, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1625. Acesso em: |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo analisar a metodologia na educação matemática para pessoas surdas, bem como os mecanismos de educação e inclusão dessas pessoas junto à sociedade, tendo por finalidade mostrar o déficit existente de professores que muitas vezes se sentem incapacitados para tal educação. Para compor este trabalho, foram realizadas pesquisas metodológicas e relatos de autores e aprofundando com pesquisa a campo, em escolas públicas, municipais e estaduais, e contato com diretores, professores regentes intérpretes, e coordenadores. O estudo também questiona se na formação docente as licenciaturas estão preparando professores para receber estes estudantes e qual a sua importância e como são trabalhados em sala de aula. Utilizando nesse caso, conceitos e percepções de autores (com referências no decorrer do trabalho) em que, alguns de seus trabalhos estão voltados a essa temática, sendo que este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica e de campo. A metodologia escolhida envolveu pesquisa literária e o diálogo com pessoas que fazem parte do processo de formação de professores ou com profissionais que já estão trabalhando com alunos surdos através de um questionário para enriquecer tal conteúdo, possibilitando assim, chegar aos resultados finais que demonstram a importância e a necessidade da Educação Especial com a prática de inclusão para as pessoas com surdez possibilitando aprendizagem e desenvolvimento e desse modo sua integração social e cidadã. |
Abstract: | This research aims to analyze the methodology in mathematics education for deaf people, as well as the mechanisms of education and inclusion of these people in society, aiming to show the existing deficit of teachers who often feel incapacitated for such education. To compose this work, methodological researches and authors' reports were carried out, as well as in-depth research with field research in public, municipal and state schools, and contact with directors, teachers, interpreters, and coordinators. The study also questions whether in teacher training the degrees are preparing teachers to receive these students and how important they are and how they are worked in the classroom. Using in this case, concepts and perceptions of authors (with references in the course of the work) in which some of their work is focused on this theme, and this work is the result of a bibliographical and field research. The chosen methodology involved literary research and the dialogue with people who are part of the teacher training process or with professionals who are already working with deaf students through a questionnaire to enrich this content, thus enabling us to reach the final results that demonstrate the importance and the need of Special Education with the practice of inclusion for people with deafness enabling learning and development and thus their social and citizen integration. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1625 |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Matemática – Estudo e ensino Língua Brasileira de Sinais Surdo – Educação Professores - Formação |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | Curso de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - PATRICK ALTIERE BARBOSA MIRANDA.pdf | 443,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons