Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1638
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Title: A percepção dos problemas ambientais como instrumento na educação ambiental: um estudo na Escola Municipal Jorceli Sila Sestari/Santana do Araguaia - PA
metadata.dc.creator: RESPLANDES, Lucirene da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: BORGES, Karoline
Issue Date: 2021
Citation: RESPLANDES, Lucirene da Silva. A percepção dos problemas ambientais como instrumento na educação ambiental: um estudo na Escola Municipal Jorceli Sila Sestari/Santana do Araguaia - PA. 2021.19 f. Trabalho de Conclusão de Curso Monografia (especialização) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Engenharia do Araguaia, Curso de Pós-Graduação em Gestão de Segurança e Meio Ambiente, Santana do Araguaia, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1638. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: A educação ambiental promove consciência e benefícios voltados a sustentabilidade, uma vez que alunos conscientes deixam de realizar práticas de depredação ambiental, levando em consideração a necessidade de compreender sobre os problemas ambientais. Objetivou-se estudar a percepção ambiental dos alunos do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal de Ensino Fundamental (E.M.E.F.) Jorceli Silva Sestari, em Santana do Araguaia-PA, sobre os problemas ambientais, com vistas as instrumentalizações da educação ambiental. Através da metodologia de pesquisa descritivo-exploratória, com a abordagem mista, qualitativa e quantitativa realizada na região do Pará, na cidade de Santana do Araguaia. Foram aplicados 252 questionários para avaliação da percepção dos problemas ambientais locais, de modo que se constatou que os alunos nasceram predominantemente na cidade pesquisada, e que compreendem que a preservação local deixa a desejar uma vez que existem focos de resíduos sólidos espalhados pela cidade, falta de aterro sanitário e os locais naturais como córregos e matas nativas encontram-se em condições de alerta. Assim, concluiu-se que os alunos compreendem a necessidade de preservação do meio e que realizam atividades voltadas à educação ambiental predominantemente nas escolas e igrejas locais.
Abstract: Environmental education promotes awareness and benefits aimed at sustainability, since conscious students do not carry out environmental depredation practices, taking into account the need to understand environmental problems. The objective was to study the environmental perception of students from the 8th and 9th grade of Elementary School II at the State School of Elementary and High School (EMEF) Jorceli Silva Sestari, in Santana do Araguaia-PA, on environmental problems, with a view to instrumentalizations of environmental education. Through the descriptive-exploratory research methodology, with a quantitative approach carried out in the region of Pará, in the city of Santana do Araguaia. 252 questionnaires were applied to assess the perception of local environmental problems, so that it was found that the students were predominantly born in the researched city, and that they understand that local preservation is lacking since there are solid waste sources scattered throughout the city, lack landfill and natural places such as streams and native forests are in alert conditions. Thus, it was concluded that students understand the need to preserve the environment and carry out activities aimed at environmental education predominantly in local schools and churches.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1638
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Educação ambiental – Ensino fundamental
Meio ambiente – Estudo e ensino
Ecologia humana
Qualidade ambiental
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Appears in Collections:Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Segurança e Meio Ambiente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Pós - LUCIRENE.pdf855,68 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI