Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1639
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização |
Título: | Um estudo sobre as compreensões e avaliações de qualidade de vida de profissionais da educação em Santana do Araguaia |
Autor(es): | ALMEIDA, Arleth Batista dos Santos |
Primeiro Orientador: | SILVA, Roberto Bernardo da |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | ALMEIDA, Arleth Batista dos Santos. Um estudo sobre as compreensões e avaliações de qualidade de vida de profissionais da educação em Santana do Araguaia. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso Monografia (especialização) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Engenharia do Araguaia, Curso de Pós-Graduação em Gestão de Segurança e Meio Ambiente, Santana do Araguaia, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1639. Acesso em: |
Resumo: | A Qualidade de Vida (QV) se torna assunto cada vez mais importante na sociedade. Pensar sobre essa temática abrange várias áreas, dentre elas, o trabalho. Dentre os muitos ambientes de trabalho para se discutir, optou-se pelo meio educacional, pelos profissionais docentes para serem tomados como enfoque dessa investigação, cujo objetivo geral é compreender um pouco mais sobre a avaliação e entendimentos acerca da qualidade de vida dos profissionais da educação em Santana do Araguaia no estado do Pará, com foco no período de retorno de aulas presenciais pós isolamento social. A pesquisa é descritiva, quali-quantitativa e a coleta de dados foi feita por questionários aplicados aos docentes. Os resultados apresentam como estes profissionais avaliam sua QV e quais fatores são importantes para sua definição. Dentre as considerações que tornaram possível realizar, sobre a compreensão e avaliação da Qualidade de Vida dos profissionais entrevistados, que a qualidade de vida (QV) é considerada, por eles, entre regular e excelente. Outra consideração é que a pandemia gerou impactos na percepção de QV dos entrevistados, visto o meio como se deu a prática profissional docente durante esse período. |
Abstract: | Quality of Life (QL) becomes an increasingly important issue in society. Thinking about this theme covers several areas, including work. Among the many work environments to be discussed, we chose the educational environment, by the teaching professionals to be taken as the focus of this investigation, whose general objective is to understand a little more about the evaluation and understandings about the quality of life of professionals in the education in Santana do Araguaia in the state of Pará, focusing on the period of return from classroom classes after social isolation. The research is descriptive, quali-quantitative and data collection was done by questionnaires applied to teachers. The results show how these professionals assess their QoL and which factors are important for its definition. Among the considerations that made it possible to carry out, on the understanding and assessment of the Quality of Life of the interviewed professionals, the quality of life (QL) is considered by them to be between regular and excellent. Another consideration is that the pandemic impacted the interviewees' perception of QoL, given the way in which professional teaching practice took place during this period. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1639 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Palavras-chave: | Qualidade de vida – Santana do Araguaia (PA) Qualidade de vida no trabalho Educadores Política do trabalho Avaliação de necessidades |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Segurança e Meio Ambiente |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arleth Batista dos S. Almeida.pdf | 908,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons