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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1681
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Cartilha sobre o diagnóstico precoce do TEA: uma proposta para os profissionais da atenção básica |
metadata.dc.creator: | LIMA, Angélica Pompeu |
metadata.dc.contributor.advisor1: | CAVALCANTI, Aline Coutinho |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | LIMA, Angélica Pompeu. Cartilha sobre o diagnóstico precoce do TEA: uma proposta para os profissionais da atenção básica. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas, Faculdade de Saúde Coletiva, Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva, Marabá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1681. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento que se manifesta antes de 3 anos, cujas áreas afetadas são: comunicação, interação social e comportamento restrito erepetitivo. A partir de um diagnóstico ou da identificação de sinais do TEA, é possível iniciar a intervenção e a orientação à família gerando ganhos significativos e duradourosno desenvolvimento da criança, garantindo assim uma vida mais autônoma e uma melhorqualidade de vida. Para isso, é fundamental que os serviços de saúde estejam preparados para atender às especificidades das pessoas com autismo. Sendo a Atenção Básica porta de entrada do SUS, desempenhando um papel fundamental para a identificação de sinaisiniciais de problemas ou suspeita de autismo, possibilitando a intervenção precoce, proporcionando maiores ganhos funcional e qualidade de vida. Desse modo, apesar de haver alguns documentos norteadores, ainda há limitações nas informações sobre o diagnóstico precoce do autismo por parte dos profissionais da Atenção Básica, sobretudoem municípios como Marabá (PA), que não possui uma rede especializada para acompanhamento de pessoas com TEA para capacitar constantemente esses profissionais. Visando assim fortalecer o conhecimento dos profissionais através de informações importantes sobre o diagnóstico precoce e fazendoa promoção da saúde de pessoas com transtorno do espectro autista com o devido acompanhamento na Atenção Básica. Por isso é importante a proposta trazida por este trabalho, pois além de fazer uso da tecnologia educativa no formato de cartilha, considerará as especificidades e exemplificações para a promoção do conhecimento sobre o diagnóstico precoce do TEA. Estre trabalho trata-se de um estudo metodológico, com desenvolvimento tecnológico que propôs a elaboração de uma cartilha sobre o diagnóstico precoce do TEA para os profissionais da atenção básica. O material produzido trata-se de uma tecnologia educativa denominada “Cartilha sobre o diagnóstico precoce do TEA: uma proposta para os profissionais da Atenção Básica”, composta por dezesseis páginas. No processo de validação da cartilha em todos os dez itens abordados, obteve-se índice de validação de conteúdo (IVC) igual a 1, avaliados através de questionário eletrônico enviado aos especialistas. Através deste estudo esperamos contribuir para a formação e educação continuada dos profissionais da atenção básica em relação ao TEA, já que a falta de conhecimento, das informações precisas e deficiência no acolhimento das crianças com TEA e seus familiares podem ocasionar prejuízo na assistência. E a construção da cartilhafoi um importante meio de informar, alertar e transmitir o conhecimento, bem como promover a integralidade de saúde e bem-estar da pessoa com risco de autismo e sua família. |
Abstract: | Autism is a neurodevelopmental disorder that manifests in children before three years old, whose affected this areas: communication, social interaction and restricted and repetitive behavior. Based on a diagnosis or identification of autism´s signs, it is possible to initiate intervention and guidance to the family, generating significant and lasting gains in the child's development, thus ensuring a more autonomous life and a better quality of life. For this, it is essential that health services are prepared to meet the specific needs of people with autism. As primary care is the gateway to SUS, playing a key role in identifying early signs of problems or suspected autism, enabling early intervention, providing greater functional gains and quality of life. Thus, although there are some guiding documents, there are still limitations in the information on the early diagnosis of autism by primary care professionals, especially in municipalities such as Marabá (PA), which does not have a specialized network for monitoring people with autism to constantly train these professionals. In order to strengthen the knowledge of professionalsthrough important information about early diagnosis and promoting the health of people with autism spectrum disorder (ASD) with proper monitoring in primary care. Therefore, the proposal brought by this work is important, as in addition to making use of educational technology in the form of a booklet, it will consider the specifics and examples to promote knowledge about the early diagnosis of ASD. This work is a methodological study, with technological development that proposed the construction ofa booklet on the early diagnosis of ASD for primary care professionals. The material produced is an educational technology called: "Booklet on the early diagnosis of ASD: a proposal for professionals in primary care", comprising sixteen pages. In the process of validating the booklet for all ten items covered, a coeficient of content validation equal to1, obtained for each item evaluation through electronic questionnaire sent to the specialists. Through this study, we hope to contribute to the training and continuing education of primary care professionals in relation to ASD, as the lack of knowledge, accurate information and deficiency in the care of children with ASD and their families can impair care. And the construction of the booklet was an important means of informing, alerting and transmitting knowledge, as well as promoting comprehensive health and well-being for people at risk of autism and their families. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1681 |
Keywords: | Autismo Autismo em crianças Transtornos do espectro autista |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | FASC - Saúde Coletiva |
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