Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1687
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNASCIMENTO, Francisca de Sousa-
dc.date.accessioned2022-01-05T18:38:02Z-
dc.date.available2022-01-05T18:38:02Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Francisca de Sousa. Antônio Tavernard e a cultura das amazônias: práticas de leitura e outras imaginações. 2021. 152 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Marabá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1687. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1687-
dc.description.abstractThe present work is a result of a research project that intended to develop activities based on reading and on the value of literature Amazon expression, developed in Maria da Silva Nunes Primary Municipal School involving 9th-grade classroom students as a means of creating identities. For this project, we present Antônio de Nazaré Frazão Tavernard (a poet, short story writer, and playwright) as the central researched author. In this way, this work is also a contribution draft to studies on Tavernard, a talented polygraphic writer, who has not yet been valued as he deserved in his birthplace – which is his main writing theme. The propose is to develop activities through workshops, interacting some short stories extracted from Fêmea, because it depicts a social prose on regional issues and, why not say, nacional. Doing so, it was possible to promote a reflection on the current social issues and pertinent problems to students' lives and reality. We believed that valuing the literature Amazon expression through this research and taking it to school is a way of learning about the students themselves, considering the reading essential within Portuguese classes and a very complex task. In this context, the interesting in using Amazon writer’s works to improve students' performance in classes of this curricular component emerged as well as the need to encourage creativity and orality through conversation groups, dramatization, in addition to other activities using this topic. In this way, we intended to stimulate literary literacy to provide greater interaction among the students, the teachers, the community in general and the Literature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Parápt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLeitura – Parápt_BR
dc.subjectContos brasileiros – Amazôniapt_BR
dc.subjectTavernard, Antonio, 1908 -1936pt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleAntônio Tavernard e a cultura das amazônias: práticas de leitura e outras imaginaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1PENALVA, Gilson-
dc.description.resumoO presente trabalho é o resultado de um projeto de pesquisa que buscou desenvolver atividades com a leitura e de valorização da Literatura de Expressão Amazônica, desenvolvido em sala de aula com alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria da Silva Nunes, como forma de processos de identificação. Para este projeto, é apresentado como autor central Antônio de Nazaré Frazão Tavernard, poeta, contista e dramaturgo amazônico. Sendo assim, este trabalho vem também como proposta de contribuição aos estudos sobre Tavernard, um escritor polígrafo e talentoso que ainda não alcançou o merecido valor em sua própria terra – principal temática de sua escrita. A proposta é desenvolver atividades por meio de oficinas, interagindo com alguns contos da obra Fêmea, pois nela é apresentada uma prosa social voltada para os problemas regionais e, por que não dizer, nacionais. Assim, pode-se promover uma reflexão sobre as próprias questões atuais da sociedade e pertinentes à vida e realidade dos alunos. Acredita-se que valorizar a Literatura de Expressão Amazônica por intermédio dessas pesquisas e levá-la para a escola é uma forma de reconhecer os próprios alunos, pensando no fato de a leitura ser essencial nas aulas de língua portuguesa e se constituir como uma tarefa bastante complexa, surgiu o interesse em aproveitar as obras de escritores da Amazônia para melhorar o desempenho dos alunos nas aulas deste componente curricular e, ainda, incentivar a criatividade e a oralidade por meio de rodas de conversas, dramatizações e outras atividades envolvendo a temática. Por essa via, pretendeu-se estimular o letramento literário a fim de proporcionar maior interação entre alunos, professores, comunidade em geral e a Literatura.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário de Rondonpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoLinguagens e letramentopt_BR
dc.subject.cnpqLinguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUNIFESSPApt_BR
Aparece nas coleções:FAEL - Faculdade de estudos da linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_Antônio Tavernard e a cultura das amazônias.pdf5,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI