Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1687
Tipo: Dissertação
Título: Antônio Tavernard e a cultura das amazônias: práticas de leitura e outras imaginações
Autor(es): NASCIMENTO, Francisca de Sousa
Primeiro Orientador: PENALVA, Gilson
Data do documento: 2021
Citação: NASCIMENTO, Francisca de Sousa. Antônio Tavernard e a cultura das amazônias: práticas de leitura e outras imaginações. 2021. 152 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Marabá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1687. Acesso em:
Resumo: O presente trabalho é o resultado de um projeto de pesquisa que buscou desenvolver atividades com a leitura e de valorização da Literatura de Expressão Amazônica, desenvolvido em sala de aula com alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria da Silva Nunes, como forma de processos de identificação. Para este projeto, é apresentado como autor central Antônio de Nazaré Frazão Tavernard, poeta, contista e dramaturgo amazônico. Sendo assim, este trabalho vem também como proposta de contribuição aos estudos sobre Tavernard, um escritor polígrafo e talentoso que ainda não alcançou o merecido valor em sua própria terra – principal temática de sua escrita. A proposta é desenvolver atividades por meio de oficinas, interagindo com alguns contos da obra Fêmea, pois nela é apresentada uma prosa social voltada para os problemas regionais e, por que não dizer, nacionais. Assim, pode-se promover uma reflexão sobre as próprias questões atuais da sociedade e pertinentes à vida e realidade dos alunos. Acredita-se que valorizar a Literatura de Expressão Amazônica por intermédio dessas pesquisas e levá-la para a escola é uma forma de reconhecer os próprios alunos, pensando no fato de a leitura ser essencial nas aulas de língua portuguesa e se constituir como uma tarefa bastante complexa, surgiu o interesse em aproveitar as obras de escritores da Amazônia para melhorar o desempenho dos alunos nas aulas deste componente curricular e, ainda, incentivar a criatividade e a oralidade por meio de rodas de conversas, dramatizações e outras atividades envolvendo a temática. Por essa via, pretendeu-se estimular o letramento literário a fim de proporcionar maior interação entre alunos, professores, comunidade em geral e a Literatura.
Abstract: The present work is a result of a research project that intended to develop activities based on reading and on the value of literature Amazon expression, developed in Maria da Silva Nunes Primary Municipal School involving 9th-grade classroom students as a means of creating identities. For this project, we present Antônio de Nazaré Frazão Tavernard (a poet, short story writer, and playwright) as the central researched author. In this way, this work is also a contribution draft to studies on Tavernard, a talented polygraphic writer, who has not yet been valued as he deserved in his birthplace – which is his main writing theme. The propose is to develop activities through workshops, interacting some short stories extracted from Fêmea, because it depicts a social prose on regional issues and, why not say, nacional. Doing so, it was possible to promote a reflection on the current social issues and pertinent problems to students' lives and reality. We believed that valuing the literature Amazon expression through this research and taking it to school is a way of learning about the students themselves, considering the reading essential within Portuguese classes and a very complex task. In this context, the interesting in using Amazon writer’s works to improve students' performance in classes of this curricular component emerged as well as the need to encourage creativity and orality through conversation groups, dramatization, in addition to other activities using this topic. In this way, we intended to stimulate literary literacy to provide greater interaction among the students, the teachers, the community in general and the Literature.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1687
CNPq: Linguística, Letras e Artes
Palavras-chave: Leitura – Pará
Contos brasileiros – Amazônia
Tavernard, Antonio, 1908 -1936
Letramento
Fonte : 1 CD-ROM
Editor: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Sigla da Instituição: UNIFESSPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Universitário de Rondon
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Aparece nas coleções:FAEL - Faculdade de estudos da linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_Antônio Tavernard e a cultura das amazônias.pdf5,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI