Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/168
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Desenvolvimento, validação e avaliação do software educativo URIHI |
Autor(es): | FERREIRA, Lyon Nickson Alves |
Primeiro Orientador: | DANTAS, Josué Leal Moura |
Primeiro Coorientador: | COUTO, Danielle Costa Carrara |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | FERREIRA, Lyon Nickson Alves. Desenvolvimento, validação e avaliação do software educativo URIHI. 2014. 70 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Geociências e Engenharias, Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica, Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, Marabá, 2014. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/168>. Acesso em: |
Resumo: | Urihi é um jogo educativo que visa contribuir com a educação e preservação do bioma amazônico auxiliando alunos do ensino fundamental na aprendizagem de estudos ecológicos voltados a preservação e sustentabilidade a partir de princípios lúdicos. Este trabalho teve como objetivo central avaliar funcionalidades do Jogo Urihi decorrentes da aplicação de testes de sistemas. O trabalho teve como objetivos específicos desenvolver atividades de testes práticos do jogo Urihi para obtenção de parâmetros para possíveis melhorias do jogo e identificar possibilidades e limites do Jogo Urihi levando em consideração a aceitação do público alvo. A caminhada metodológica teve como principal base de análise a metodologia qualitativa/quantitativa e envolveu, além de pesquisas documentais e bibliográficas, a pesquisa de campo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Salomé Carvalho do município de Marabá, onde foram realizados testes com duas turmas de terceiro ano, sendo aplicados questionários para validação do jogo como ferramenta pedagógica. Os resultados da pesquisa indicam que o software é organizado e funcional, porém ainda possui a ocorrência de pequenos problemas e erros na programação, assim gerando um feedback usado para uma futura versão mais polida. |
Abstract: | Urihi is an educational game which aims to contribute to the education and preservation of the Amazon biome helping elementary school students in the learning of ecological studies aimed at preservation and sustainability as from playful principles. This work had as main objective to evaluate the Urihi Game features arising from the implementation of system testing. The work was specific objectives develop practical testing activities of Urihi game to obtain parameters for possible improvements of the game and identify possibilities and limits of game Urihi taking into consideration acceptance of the target audience. The methodological hiking was mainly based on analysis of the qualitative methodology / quantitative and involved, as well as documentary and bibliographic searches, the search field at the Municipal Elementary School Teaching Salome Carvalho in the municipality of Maraba, where tests with two groups of the third year of elementary school were performed, and questionnaires for game validation as a pedagogical tool. The survey results indicate that the software is organized and functional, but also has the occurrence of small problems and errors in programming, thus forming a feedback used for a future more polished version. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/168 |
CNPq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO |
Palavras-chave: | Jogo Educacional Software Educativo Testes de Software Validação de Software Educativo Software Educativo - Ecologia URIHI |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | FACEEL - Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Desenvolvimento, validação e avaliação do software educativo URIHI.pdf | 2,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons