Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1699
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Lenara Nunes dos-
dc.date.accessioned2022-02-01T12:21:14Z-
dc.date.available2022-02-01T12:21:14Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSANTOS, Lenara Nunes dos. Estágio supervisionado e a formação de professores de matemática: o papel das interações entre seus sujeitos. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Marabá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1699. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1699-
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectProfessores de matemática - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensino (Estágio)pt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino Médio) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino a distância - Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.titleEstágio supervisionado e a formação de professores de matemática: o papel das interações entre seus sujeitospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Kátia Regina da-
dc.contributor.advisor-co1DELAIA, Maria Margarete-
dc.description.resumoO estágio supervisionado é espaço de vivência e imersão do licenciando no ambiente de sua futura profissão, por isso, para além de sua obrigatoriedade, é imprescindível para a formação inicial docente. Partindo dessa perspectiva, essa pesquisa objetivou analisar as contribuições, pela ótica dos estagiários, de uma proposta de estágio supervisionado e das ações envolvendo o ensino de forma mais individualizada para a formação inicial de estagiários de duas turmas da Faculdade de Matemática (Famat) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Para alcançar tal objetivo, adotamos a perspectiva qualitativa como abordagem metodológica. Para obtenção dos dados foi empregada a entrevista semiestruturada. Os dados foram sistematizados e analisados com base em técnicas da análise de conteúdo (OLIVEIRA; MOTA NETO, 2011). As entrevistas foram realizadas com oito estagiários de duas turmas da Famat, que cursavam as disciplinas de Estágio Supervisionado II e IV durante o segundo semestre de 2019. A análise dos resultados foi feita com suporte em autores como Pimenta e Lima (2019), Storti (2010), Silva e Delaia (2020), Zimmer (2017), entre outros. A experiência de estágio enfocada apresenta uma abordagem que inter-relaciona ensino, pesquisa e extensão e organiza as atividades do estágio na escola campo em pequenos grupos de alunos e estagiários. As ações desse estágio favorecem o diálogo e a interação mais individualizada entre o estagiário e o aluno, possibilitando ao aluno um aprendizado mais significativo, uma vez que o ele constrói maior segurança na hora de se comunicar com o estagiário e se sente mais à vontade ao expor suas dúvidas.pt_BR
Aparece nas coleções:FAMAT - Faculdade de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Estágio supervisionado e a formação de professores de matemática.pdf795,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI