Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1699
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estágio supervisionado e a formação de professores de matemática: o papel das interações entre seus sujeitos
metadata.dc.creator: SANTOS, Lenara Nunes dos
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Kátia Regina da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: DELAIA, Maria Margarete
Issue Date: 2021
Citation: SANTOS, Lenara Nunes dos. Estágio supervisionado e a formação de professores de matemática: o papel das interações entre seus sujeitos. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Marabá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1699. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: O estágio supervisionado é espaço de vivência e imersão do licenciando no ambiente de sua futura profissão, por isso, para além de sua obrigatoriedade, é imprescindível para a formação inicial docente. Partindo dessa perspectiva, essa pesquisa objetivou analisar as contribuições, pela ótica dos estagiários, de uma proposta de estágio supervisionado e das ações envolvendo o ensino de forma mais individualizada para a formação inicial de estagiários de duas turmas da Faculdade de Matemática (Famat) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Para alcançar tal objetivo, adotamos a perspectiva qualitativa como abordagem metodológica. Para obtenção dos dados foi empregada a entrevista semiestruturada. Os dados foram sistematizados e analisados com base em técnicas da análise de conteúdo (OLIVEIRA; MOTA NETO, 2011). As entrevistas foram realizadas com oito estagiários de duas turmas da Famat, que cursavam as disciplinas de Estágio Supervisionado II e IV durante o segundo semestre de 2019. A análise dos resultados foi feita com suporte em autores como Pimenta e Lima (2019), Storti (2010), Silva e Delaia (2020), Zimmer (2017), entre outros. A experiência de estágio enfocada apresenta uma abordagem que inter-relaciona ensino, pesquisa e extensão e organiza as atividades do estágio na escola campo em pequenos grupos de alunos e estagiários. As ações desse estágio favorecem o diálogo e a interação mais individualizada entre o estagiário e o aluno, possibilitando ao aluno um aprendizado mais significativo, uma vez que o ele constrói maior segurança na hora de se comunicar com o estagiário e se sente mais à vontade ao expor suas dúvidas.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1699
Keywords: Professores de matemática - Formação
Educação - Estudo e ensino (Estágio)
Matemática (Ensino Médio) - Estudo e ensino
Ensino a distância - Ensino auxiliado por computador
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Appears in Collections:FAMAT - Faculdade de Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Estágio supervisionado e a formação de professores de matemática.pdf795,13 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI