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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1700
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Curso de licenciatura em Química na Unifesspa: uma análise por egressos sobre a formação inicial de professores para inclusão escolar de surdos |
metadata.dc.creator: | CRUZ, Liandra Maria Pinto da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | CAVALCANTE, Lucélia Cardoso |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | OLIVEIRA, Marilene Nunes |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | CRUZ, Liandra Maria Pinto da. Curso de licenciatura em Química na Unifesspa: uma análise por egressos sobre a formação inicial de professores para inclusão escolar de surdos. 84 f. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Química, Marabá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1700. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Os debates a respeito da inclusão social e educacional de pessoas com deficiência tem se intensificado atualmente e na formação inicial e continuada, a transversalidade da educação especial tem sido tematizada e avaliada. O estudo aqui delineado, aborda sobre a formação inicial de professores de Química, analisando o currículo e as percepções de egressos no que se refere ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas com alunos surdos em espaços escolares. A inclusão desses alunos na educação exige que sistemas de ensino se transformem subsidiando a construção de escolas inclusivas no sistema regular de ensino, garantindo que a inclusão escolar aconteça e que os professores se sintam preparados para atuar de modo a incluir a todos, utilizando o conhecimento teórico e prático internalizado em sua trajetória formativa. Nesse contexto, com este estudo, buscou-se discutir sobre a dinâmica de formação no curso de licenciatura em Química ofertada pela Unifesspa na perspectiva dos egressos e suas possíveis contribuições ao desenvolvimento da prática pedagógica inclusiva que contemple a singularidade e necessidades específicas de alunos surdos. Partindo da abordagem da pesquisa qualitativa foi realizada entrevistas com sujeitos egressos do curso de licenciatura em Química, da Unifesspa, de turmas a partir de 2013, especialmente com relação a sua percepção sobre a sua formação e ao curriculo do curso, relacionado as questões da inclusão escolar de alunos surdos. Com o estudo, os colaboradores da pesquisa avaliaram os conteúdos/temáticas relacionados à Libras, bases de conhecimentos em educação especial e demais atividades curriculares do curso na área de Libras e fundamentos da educação de surdos, considerando sua efetividade as reais necessidades da prática pedagógica. De uma forma geral, os entrevistados foram unânimes em dizer que a sua formação possibilitou pouco ou nenhuma segurança para atuarem em espaços de ensino presença de pessoas com necessidades especiais, incluindo aluno surdos. O desenho curricular do curso precisa ser revisto quanto a oferta de atividades curriculares que contemplem a diversidade, as necessidades especiais, com especial atenção a Libras, com possibilidade de desenvolvimento de projetos nessa área, de forma a trazer a transversalidadedesses temas no maior número de disciplinas possíveis, além de ser necessário construir políticas de inclusão e de maior contato dos acadêmicos durantes a sua formação com esse público. Conclui-se que a transversalidade da educação especial na formação dos professores de Química, precisa ser ressignificadas no PPC e propõe-se que essa transversalidade não ocorra somente em disciplinas isoladas, mas que seja amplamente discutida suas possiblidades em um maior número de disciplina possível. Para além das disciplinas, que o curso promova projetos de pesquisa, ensino e extensão que possa ser desenvolvido com pessoas com necessidades especiais, nas escolas da rede de ensino de Marabá, para aproximar mais os acadêmico dessa realidade escolar. |
Abstract: | The debates regarding the social and educational inclusion of people with disabilities have intensified and in the initial and continuing education, the transversality of special education has been discussed and evaluated. The study outlined here addresses the initial training of teachers of chemistry, analyzing the curriculum and the perceptions of graduates regarding the development of inclusive pedagogical practices with deaf students in school spaces. The inclusion of these students in education requires that education systems transform themselves, subsidizing the construction of inclusive schools in the regular education system, ensuring that school inclusion happens and that teachers feel prepared to act in order to include everyone, using the theoretical and practical knowledge internalized in their training. In this context, this study sought to discuss the dynamics of training in the undergraduate Chemistry course offered by Unifesspa from the perspective of graduates and their possible contributions to the development of inclusive pedagogical practice that addresses the uniqueness and specific needs of deaf students. Based on the qualitative research approach, interviews were conducted with subjects who had graduated from the undergraduate Chemistry course at Unifesspa, from 2013, especially regarding their perceptions about their training and the course curriculum, related to issues of school inclusion with deaf students. With the study, the research collaborators evaluated the contents/themes related to Libras, knowledge bases in special education, and other curricular activities of the course in the area of Libras and fundamentals of deaf education, considering its effectiveness and the real needs of the pedagogical practice. In general, the interviewees were unanimous in saying that their training provided little or no security to act in teaching spaces with the presence of people with special needs, including deaf students. The curricular design of the course needs to be reviewed regarding the offer of curricular activities that contemplate diversity, special needs, with special attention to Libras, with the possibility of developing projects in this area, in order to bring the transversality of these themes in the largest possible number of disciplines, besides the need to build inclusion policies and a greater contact of the academics during their training with this public. It is concluded that the transversality of special education in the training of teachers of chemistry, needs to be re-signified in the PCP and it is proposed that this transversality does not occur only in isolated disciplines, but that its possibilities are widely discussed in as many disciplines as possible. In addition to the disciplines, that the course promotes research, teaching and extension projects that can be developed with people with special needs, in the schools of the Marabá education network, to bring the academics closer to this school reality. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1700 |
Keywords: | Professores de química - Formação Surdos - Educação Educação inclusiva Língua brasileira de sinais Ensino - metodologia |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | FAQUIM – Faculdade de Química |
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