Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1703
Tipo: | Dissertação |
Título: | Fanfics, multiletramentos e práticas de leitura e escrita na escola |
Autor(es): | SOUSA, Artemizia Cristina de Jesus Santos de |
Primeiro Orientador: | SANTOS, Gilmar Bueno |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | SOUSA, Artemizia Cristina de Jesus Santos de. Fanfics, multiletramentos e práticas de leitura e escrita na escola. 2021. 164 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Marabá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1703. Acesso em: |
Resumo: | O trabalho do professor de língua portuguesa tornou-se um verdadeiro desafio na contemporaneidade, pois tanto docentes quanto discentes têm que lidar com os novos multiletramentos inerentes às interações em ambientes digitais. Nesse contexto, o professor precisa (res)significar diariamente as suas práticas pedagógicas para que os alunos possam usar a linguagem de forma dinâmica e interlocutiva, pois os textos escritos e impressos estão cada vez menos interessantes para determinado grupo, sobretudo para os jovens, que têm o cotidiano permeado pelo saber tecnológico. As práticas intermediadas pela tecnologia têm sido relevantes para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, bem como para a produção de conhecimento nas demais esferas sociais em que os jovens estão inseridos. Nessa perspectiva, este trabalho tem o objetivo de apresentar os resultados de uma pesquisa que teve como intento criar estratégias para que os alunos interagissem com diversos tipos e gêneros textuais que circulam predominantemente em ambientes digitais, de forma a contribuir para o desenvolvimento das práticas de leitura e de escrita dos que experimentaram a intervenção pedagógica. Para as atividades desenvolvidas, foi escolhido o gênero fanfic, que, além de abranger o conceito de escrita criativa e colaborativa, tem a circulação exponenciada em ambiente digital. Nesta pesquisa-ação, a intervenção foi realizada com alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Parauapebas, Pará. Serviram de base para o desenvolvimento da pesquisa as premissas de Costa Val (1991, 2004), Cosson (2018, 2020), Rojo (2009, 2012, 2013), Vargas (2015) e outros de igual relevância para o trabalho. Os resultados obtidos indicaram que as oficinas desenvolvidas contribuíram significativamente para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. |
Abstract: | The work of the Portuguese Language teacher has become a real challenge nowadays, as both teachers and students have to deal with the new multiliteracies inherent to interactions in digital environments. In this context, the teacher needs to (re)signify daily their pedagogical and didactic practices so that students can exercise dynamic and interlocutive language practices, as written and printed texts are less and less interesting for a given group, especially for the young people who have their daily lives permeated by the technological world. Furthermore, technology-mediated practices have been relevant for the improvement of the Portuguese language teaching-learning process, as well as for the production of knowledge in the other social spheres in which young people are inserted. From this perspective, this work aims to present the results of a research that sought to create strategies for students to interact with different types and textual genres that circulate predominantly in digital environments and, therefore, contribute to the development of reading and reading practices. writing of the students involved in the pedagogical intervention. For the activities developed, the fanfic genre was chosen, which in addition to encompassing the concept of creative and collaborative writing, has increased circulation in a digital environment. Through this actionresearch, the intervention was developed with students from the 8th year of elementary school of a municipal public school in Parauapebas, Pará. The premises of Costa Val (1991, 2004), Cosson (2018, 2020), Rojo (2009, 2012, 2013), Vargas (2015) and others of equal relevance to the work. The results obtained indicated that the developed workshops contributed significantly to the development of the students' communicative competence. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1703 |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Palavras-chave: | Leitura - Parauapebas (PA) Escrita criativa Literatura e Internet Fan fiction Letramento |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Editor: | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará |
Sigla da Instituição: | UNIFESSPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Linguística, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Letras |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | FAEL - Faculdade de estudos da linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_Fanfics, multiletramentos e práticas de leitura e escrita na escola.pdf | 4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons