Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1709
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A disciplina libras e a formação em Pedagogia na Unifesspa |
metadata.dc.creator: | OLIVEIRA, Julyane da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | COSTA, Walber Christiano Lima da |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | OLIVEIRA, Julyane da Silva. A disciplina libras e a formação em Pedagogia na Unifesspa. 2021. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1709. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Esta presente pesquisa objetiva analisar e discutir o ponto de vista dos estudantes a respeito da disciplina Libras no curso de pedagogia da Unifesspa. A partir da pesquisa de campo, por meio da abordagem qualitativa, busca trazer reflexões acerca da formação para a educação de surdos no curso, por intermedio da aplicação de questionário na qual 8 discentes estão cursando ou já cursaram a disciplina. Desse modo, através da análise de dados, foi possível perceber o conhecimento frágil que a disciplina proporciona por ter uma gama de arcabouços teóricos para serem discutidos e pouco tempo para o aprofundamento, ademais, a necessidade de se ter na grade curricular do curso mais disciplinas que se focam nesse campo, sendo relevante também a inserção da modalidade escrita da Língua Portuguesa como dispõe o Decreto 5.626/2005. O texto ainda traz reflexões acerca das dificuldades encontradas pelos alunos nas aulas virtuais, devido a pandemia de COVID-19. |
Abstract: | This present research aims to analyze and discuss the students' point of view regarding the Libras subject in the pedagogy course at Unifesspa. From the field research, through a qualitative approach, it seeks to bring reflections on the training for deaf education in the course, through the application of a questionnaire in which 8 students are taking or have already taken the course. Thus, through data analysis, it was possible to perceive the fragile knowledge that the subject provides for having a range of theoretical frameworks to be discussed and little time for deepening, in addition, the need to have more subjects in the course curriculum. which focus on this field, with the inclusion of the written form of the Portuguese language being also relevant, as provided for in Decree 5626/2005. The text also brings reflections on the difficulties encountered by students in virtual classes, due to the COVID-19 pandemic. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1709 |
Keywords: | Pedagogos – Formação Língua brasileira de sinais – Estudo e ensino Surdos - Educação Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Curso de Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_A disciplina libras.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License