Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1734
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRODRIGUES, Adilenhe Matos-
dc.creatorMEIRA, Maria Lindinalva Costa-
dc.date.accessioned2022-03-22T20:01:54Z-
dc.date.available2022-03-22T20:01:54Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Adilenhe Matos; MEIRA, Maria Lindinalva Costa. A utilização do computador em sala de aula: uma reflexão sobre a prática docente nas séries iniciais do ensino fundamental em Marabá. 2004. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Sul e Sudeste do Pará, Núcleo de Marabá, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2004. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1734. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1734-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.titleA utilização do computador em sala de aula: uma reflexão sobre a prática docente nas séries iniciais do ensino fundamental em Marabápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1OHANA, Ivaldo-
dc.description.resumoO estudo constitui-se numa pesquisa de campo sobre a utilização do computador em sala de aula em duas escolas do município de Marabá, realizada com professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Os objetivos estabelecidos neste estudo levaram-nos a optar pelo estudo de caso, orientado pelos pressupostos da abordagem qualitativa em educação, elegendo o questionário para coleta de dados. Como intuito de compreender as percepções, as concepções e a historicidade do objeto pesquisado utilizou-se como fonte a literatura especializada. A análise dos dados levou-nos a fazer referências de que a utilização do computador em sala de aula pode contribuir significativamente para a formação das estruturas nas crianças nos estágios de operações concretas e formais definidos por Piaget e Vigotsky e que o computador, deve ser usado em sala de aula como suporte de aprendizagem, para exercitar o desenvolvimento integral dos sujeitos e conseqüentemente elevar a qualidade do ensino, trazendo prazer e propiciando um ambiente favorável para conscientização de capacidades individuais, permitindo assim a formação de educadores e educandos voltada para a justiça social e para a qualidade de vida de toda a humanidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_A utilização do computador em sala de aula.pdf4,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI