Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1734
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | RODRIGUES, Adilenhe Matos | - |
dc.creator | MEIRA, Maria Lindinalva Costa | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-22T20:01:54Z | - |
dc.date.available | 2022-03-22T20:01:54Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Adilenhe Matos; MEIRA, Maria Lindinalva Costa. A utilização do computador em sala de aula: uma reflexão sobre a prática docente nas séries iniciais do ensino fundamental em Marabá. 2004. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Sul e Sudeste do Pará, Núcleo de Marabá, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2004. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1734. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1734 | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.title | A utilização do computador em sala de aula: uma reflexão sobre a prática docente nas séries iniciais do ensino fundamental em Marabá | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | OHANA, Ivaldo | - |
dc.description.resumo | O estudo constitui-se numa pesquisa de campo sobre a utilização do computador em sala de aula em duas escolas do município de Marabá, realizada com professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Os objetivos estabelecidos neste estudo levaram-nos a optar pelo estudo de caso, orientado pelos pressupostos da abordagem qualitativa em educação, elegendo o questionário para coleta de dados. Como intuito de compreender as percepções, as concepções e a historicidade do objeto pesquisado utilizou-se como fonte a literatura especializada. A análise dos dados levou-nos a fazer referências de que a utilização do computador em sala de aula pode contribuir significativamente para a formação das estruturas nas crianças nos estágios de operações concretas e formais definidos por Piaget e Vigotsky e que o computador, deve ser usado em sala de aula como suporte de aprendizagem, para exercitar o desenvolvimento integral dos sujeitos e conseqüentemente elevar a qualidade do ensino, trazendo prazer e propiciando um ambiente favorável para conscientização de capacidades individuais, permitindo assim a formação de educadores e educandos voltada para a justiça social e para a qualidade de vida de toda a humanidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_A utilização do computador em sala de aula.pdf | 4,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons