Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1734
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A utilização do computador em sala de aula: uma reflexão sobre a prática docente nas séries iniciais do ensino fundamental em Marabá |
metadata.dc.creator: | RODRIGUES, Adilenhe Matos MEIRA, Maria Lindinalva Costa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | OHANA, Ivaldo |
Issue Date: | 2004 |
Citation: | RODRIGUES, Adilenhe Matos; MEIRA, Maria Lindinalva Costa. A utilização do computador em sala de aula: uma reflexão sobre a prática docente nas séries iniciais do ensino fundamental em Marabá. 2004. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Sul e Sudeste do Pará, Núcleo de Marabá, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2004. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1734. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | O estudo constitui-se numa pesquisa de campo sobre a utilização do computador em sala de aula em duas escolas do município de Marabá, realizada com professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Os objetivos estabelecidos neste estudo levaram-nos a optar pelo estudo de caso, orientado pelos pressupostos da abordagem qualitativa em educação, elegendo o questionário para coleta de dados. Como intuito de compreender as percepções, as concepções e a historicidade do objeto pesquisado utilizou-se como fonte a literatura especializada. A análise dos dados levou-nos a fazer referências de que a utilização do computador em sala de aula pode contribuir significativamente para a formação das estruturas nas crianças nos estágios de operações concretas e formais definidos por Piaget e Vigotsky e que o computador, deve ser usado em sala de aula como suporte de aprendizagem, para exercitar o desenvolvimento integral dos sujeitos e conseqüentemente elevar a qualidade do ensino, trazendo prazer e propiciando um ambiente favorável para conscientização de capacidades individuais, permitindo assim a formação de educadores e educandos voltada para a justiça social e para a qualidade de vida de toda a humanidade. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1734 |
Keywords: | Prática de ensino Professores - Formação Ensino - Meios auxiliares Ensino auxiliado por computador |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Curso de Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_A utilização do computador em sala de aula.pdf | 4,66 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License