Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1734
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A utilização do computador em sala de aula: uma reflexão sobre a prática docente nas séries iniciais do ensino fundamental em Marabá
metadata.dc.creator: RODRIGUES, Adilenhe Matos
MEIRA, Maria Lindinalva Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: OHANA, Ivaldo
Issue Date: 2004
Citation: RODRIGUES, Adilenhe Matos; MEIRA, Maria Lindinalva Costa. A utilização do computador em sala de aula: uma reflexão sobre a prática docente nas séries iniciais do ensino fundamental em Marabá. 2004. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Sul e Sudeste do Pará, Núcleo de Marabá, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2004. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1734. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: O estudo constitui-se numa pesquisa de campo sobre a utilização do computador em sala de aula em duas escolas do município de Marabá, realizada com professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Os objetivos estabelecidos neste estudo levaram-nos a optar pelo estudo de caso, orientado pelos pressupostos da abordagem qualitativa em educação, elegendo o questionário para coleta de dados. Como intuito de compreender as percepções, as concepções e a historicidade do objeto pesquisado utilizou-se como fonte a literatura especializada. A análise dos dados levou-nos a fazer referências de que a utilização do computador em sala de aula pode contribuir significativamente para a formação das estruturas nas crianças nos estágios de operações concretas e formais definidos por Piaget e Vigotsky e que o computador, deve ser usado em sala de aula como suporte de aprendizagem, para exercitar o desenvolvimento integral dos sujeitos e conseqüentemente elevar a qualidade do ensino, trazendo prazer e propiciando um ambiente favorável para conscientização de capacidades individuais, permitindo assim a formação de educadores e educandos voltada para a justiça social e para a qualidade de vida de toda a humanidade.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1734
Keywords: Prática de ensino
Professores - Formação
Ensino - Meios auxiliares
Ensino auxiliado por computador
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_A utilização do computador em sala de aula.pdf4,66 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI