Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1741
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Um estudo sobre os impactos da covid-19 na educação matemática de Santana do Araguaia – PA: uma análise da perspectiva de concluintes do Ensino Médio |
Autor(es): | SOUZA, Ruan Lion Costa de |
Primeiro Orientador: | SILVEIRA, Helves Belmiro da |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | Souza, Ruan Lion Costa de. Um estudo sobre os impactos da covid-19 na educação matemática de Santana do Araguaia – PA: uma análise da perspectiva de concluintes do Ensino Médio. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Santana do Araguaia, Instituto de Engenharia do Araguaia, Faculdade de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Santana do Araguaia, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1741. Acesso em: Acesso em: |
Resumo: | Baseado nos acontecimentos que desencadearam a pandemia da Covid-19 e que geraram o isolamento social muitas dúvidas se instauraram no contexto da sociedade. Dentre as dúvidas é preciso mencionar as preocupações relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem que foi interrompido de seus encontros presenciais e passou a funcionar de maneira remota. Tomando esta situação como fio condutor, a pesquisa apresentada neste trabalho toma como problematização a seguinte pergunta: Quais considerações se pode tecer a partir da fala de alunos concluintes do Ensino Médio no que tange a Educação Matemática e o período pandêmico em Santana do Araguaia? Sendo seu objetivo o de estudar e discutir a partir do discurso dos discentes concluintes do Ensino Médio, a realidade educacional em Santana do Araguaia, mais especificamente no âmbito da Educação Matemática frente a situação vivenciada devido a pandemia e distanciamento social ocasionado pela Covid-19. Para isso, faz se uso de uma pesquisa descritiva e qualitativa, sendo seu tipo classificado como uma pesquisa de campo cuja coleta de dados se deu através de formulários distribuídos virtualmente para alunos concluintes do Ensino Médio da E.E.E.M. Profª Jorceli Silva Sestari em Santana do Araguaia, sul do Pará. Dentre alguns dos resultados encontrados é possível mencionar as taxas de evasão, desinteresse ou insatisfação com ensino remoto e outras problemáticas apresentadas no decorrer da pesquisa. |
Abstract: | Based on the events that triggered the Covid-19 pandemic and that generated social isolation, many doubts were established in the context of society. Among the doubts, it is necessary to mention the concerns related to the teaching-learning process that was interrupted from its face-to-face meetings and started to work remotely. Taking this situation as a guiding thread, the research presented in this work takes as a problematization the following question: What considerations can be made from the speech of high school graduating students regarding Mathematics Education and the pandemic period in Santana do Araguaia? Its objective is to study and discuss from the discourse of high school graduating students, the educational reality in Santana do Araguaia, more specifically in the context of Mathematics Education in the face of the situation experienced due to the pandemic and social distance caused by Covid-19. For this, a descriptive and qualitative research is used, being its type classified as a field research whose data collection took place through forms distributed virtually to students graduating from High School at E.E.E.M. Prof. Jorceli Silva Sestari in Santana do Araguaia, southern Pará. Among some of the results found, it is possible to mention the dropout rates, disinterest or dissatisfaction with remote teaching and other problems presented during the research. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1741 |
Palavras-chave: | Educação matemática – Santana do Araguaia (PA) Matemática – Estudo e ensino Educação – Aspectos sociais Ensino à distância Educação – Finalidades e objetivos |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | Curso de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC RUAN LION Costa de Souza.pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons