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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1748
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Lenice dos Santos Pereira da-
dc.date.accessioned2022-03-31T13:08:34Z-
dc.date.available2022-03-31T13:08:34Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSILVA, Lenice dos Santos Pereira da. “No campo não tem escola de ensino médio”: desafios à permanência da juventude em seus territórios. 40 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/1748. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1748-
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.sourceCD-ROMpt_BR
dc.subjectJuventude rural – Condições sociaispt_BR
dc.subjectEscolas públicas – Pará (PA)pt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectTrabalho de extensão rural - Pará (PA)pt_BR
dc.title“No campo não tem escola de ensino médio”: desafios à permanência da juventude em seus territóriospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Maria Célia Vieira da-
dc.description.resumoReflete-se sobre os desafios de jovens de comunidades rurais que se deslocam diariamente para áreas urbanas para cursar o ensino médio. Tem-se como empiria a situação de jovens que, em 2019, se encontravam no terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual Elza Maria Corrêa Dantas, única escola a ofertar esse nível de ensino no município de São Domingos do Araguaia, que se insere na região sudeste paraense que é resultado de fortes movimentos migratórios, conflitos por terra e constituição de um campesinato marginal. A partir de pesquisas sobre a realidade sócio educacional e atividades de estágio docência (observação / intervenção) no ensino médio, realizadas no percurso formativo do Curso Licenciatura em Educação do Campo na Unifesspa, foi possível sistematizar relatos de jovens sobre os desafios de conciliar trabalho no campo e estudo frente ao deslocamento diário de suas localidades para chegar até a escola, bem como, captar a visão dos jovens apontando aspectos a serem considerados na organização curricular da escola para uma articulação entre escola e trabalho no campo. A fala significativa “No campo não tem escola de ensino médio” precisa ser situada na histórica negação do direito à educação aos trabalhadores, especialmente às populações do campo. A historicidade dessas negações e exclusões se interrelacionam com problemas que impactam diariamente a realidade social desses jovens através da distância entre moradia e escola; dificuldade em conciliar trabalho no campo e estudo; inadequação da organização curricular que desconsidera a realidade social dos jovens do campo, bem como a dinâmica de trabalho no campo. Frente a ruptura entre trabalho e estudo que orienta o modelo oficial de escola, os jovens demandam ensino médio que integre estas dimensões, visto que o trabalho no campo se dá de modo indissociável com a reprodução da vida dessa juventude camponesa.pt_BR
Aparece nas coleções:FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo

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TCC-“No campo não tem escola de ensino médio”....pdf825,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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