Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1750
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Processo de socialização na narrativa infanto-juvenil Por um pedaço de terra, de Renato Tapajós: uma proposta didática para o 9º ano do fundamental |
Autor(es): | TEIXEIRA, Débora Pinheiro |
Primeiro Orientador: | COSTA, Carlos Augusto |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | TEIXEIRA, Débora Pinheiro. Processo de socialização na narrativa infanto-juvenil Por um pedaço de terra, de Renato Tapajós: uma proposta didática para o 9º ano do fundamental. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de São Félix do Xingu, Instituto de Estudos do Xingu, Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa, São Félix do Xingu, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1750. Acesso em: |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso faz uma análise interpretativa da narrativa infanto-juvenil Por um pedaço de terra (2000), de Renato Tapajós, com a finalidade de elaborar uma proposta didática a ser desenvolvida com alunos do 9º ano do ensino fundamental. Objetivamente, o livro de Tapajós é voltado para o público infanto-juvenil e dá a possibilidade, por meio de sua leitura, de se conhecer a realidade de trabalhadores rurais da região Sul do Pará, marcada por diversos episódios de conflitos agrários. Seu estudo em contexto de educação formal pode contribuir com a socialização de crianças e adolescentes pela literatura, despertando o interesse pelos acontecimentos sociais de sua realidade histórica. Assim, o estudo é dividido em três capítulos. O primeiro aborda o papel da socialização da literatura e faz uma apresentação do escritor Renato Tapajós e sua produção literária. O segundo enfoca o romance Por um pedaço de terra, fazendo comentários sobre sua estrutura formal, explorando os elementos da narrativa, e procurando apresentar uma interpretação da obra. Por fim, o terceiro capítulo apresenta uma proposta didática trabalho com o livro de Tapajós. Como fundamentação teórica, o trabalho conta com estudos de Antonio Candido, Regina Zilberman e Rildo Cosson, entre outros. |
Abstract: | This work makes an interpretative analysis of the children and youth narrative Por um pedaço de terra (2000), by Renato Tapajós, with the purpose of making a didactic proposal to be developed with students from the 9th grade of elementary school. Objectively, the book by Tapajós is aimed at children and young people and gives the possibility, through its reading, of getting to know the reality of rural workers in the southern region of Pará, marked by several episodes of agrarian conflicts. Its study in the context of formal education can contribute to the socialization of children and adolescents through literature, arousing interest in the social events of their historical reality. Thus, the study is divided into three chapters. The first addresses the role of the socialization of literature and presents the writer Renato Tapajós and his literary production. The second focuses on the novel Por um pedaço de terra, commenting on its formal structure, exploring the elements of the narrative, and seeking to present an interpretation of the work. Finally, the third chapter presents a didactic proposal to work with Tapajós' book. As a theoretical foundation, the work includes studies by Antonio Candido, Regina Zilberman and Rildo Cosson, among others |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1750 |
Palavras-chave: | Literatura infantojuvenil Socialização Ensino fundamental Tapajós, Renato, 1943- |
Fonte : | CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | Curso de Letras - Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Processo de socialização na narrativa infanto-juvenil Por um pedaço de terra.pdf | 703,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons