Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1763
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Adriano Oliveira dos-
dc.date.accessioned2022-04-12T21:15:50Z-
dc.date.available2022-04-12T21:15:50Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSANTOS, Adriano Oliveira dos. Tempo presente e narrativa: os governos do PT nos livros didáticos de História. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de História, Marabá, 2021. Disponível em: htttp://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/1763. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1763-
dc.description.abstractIn recent years, a certain narrative has been created by different political groups, identified as right-wing and/or extreme right-wing, which blame the PT governments for the crises that plague Brazil. It is perceived that the period of these governments is a past that does not pass, since they are often used to justify the various problems in the present time. This paper aims to analyze how the Present Time and the PT governments are represented in the History textbooks of the Elementary School II. In the first chapter, a historiographical discussion about the field of Present Time History and the Textbook is carried out. In the second chapter, we present the source of this research: the 11 9th grade textbooks of 11 collections approved by the Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD 2020. In the third and last chapter, we seek to understand which choices the authors make in the construction of the narrative about these periods. It was found that the narratives are predominantly descriptive, with few problematizations, making the teaching action important in the reflections about the recent past in the classroom.pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectBrasil - Política e governo - História - Séc. XXIpt_BR
dc.subjectPartido dos Trabalhadores (Brasil)pt_BR
dc.subjectHistória (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.titleTempo presente e narrativa: os governos do PT nos livros didáticos de Históriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTI, Erinaldo Vicente-
dc.description.resumoNos últimos anos, uma certa narrativa vem sendo criada por diferentes grupos políticos, identificados como de direita e/ou de extrema direita, que culpabiliza os governos do PT por crises que assolam o Brasil. Percebe-se que o período desses governos é um passado que não passa, uma vez que são acionados com frequência para justificar os vários problemas no tempo presente. Este trabalho tem como objeto fazer uma análise sobre como o Tempo Presente e os governos do PT são representados nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental II. No primeiro capítulo, é realizada uma discussão historiográfica acerca do campo da História do Tempo Presente e do Livro Didático. No segundo capítulo, apresentamos a fonte desta pesquisa: os 11 livros do 9o ano de 11 coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2020. No terceiro e último capítulo, buscamos perceber quais escolhas os autores e autoras fazem na construção da narrativa sobre esses períodos. Constatou-se que as narrativas são predominantemente descritivas, com poucas problematizações, tornando importante a ação docente nas reflexões sobre o passado recente em sala de aula.pt_BR
Aparece nas coleções:Curso de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tempo presente e narrativa os governos do PT nos livros didáticos.pdf3,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI