Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1763
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Tempo presente e narrativa: os governos do PT nos livros didáticos de História |
metadata.dc.creator: | SANTOS, Adriano Oliveira dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | CAVALCANTI, Erinaldo Vicente |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | SANTOS, Adriano Oliveira dos. Tempo presente e narrativa: os governos do PT nos livros didáticos de História. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de História, Marabá, 2021. Disponível em: htttp://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/1763. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Nos últimos anos, uma certa narrativa vem sendo criada por diferentes grupos políticos, identificados como de direita e/ou de extrema direita, que culpabiliza os governos do PT por crises que assolam o Brasil. Percebe-se que o período desses governos é um passado que não passa, uma vez que são acionados com frequência para justificar os vários problemas no tempo presente. Este trabalho tem como objeto fazer uma análise sobre como o Tempo Presente e os governos do PT são representados nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental II. No primeiro capítulo, é realizada uma discussão historiográfica acerca do campo da História do Tempo Presente e do Livro Didático. No segundo capítulo, apresentamos a fonte desta pesquisa: os 11 livros do 9o ano de 11 coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2020. No terceiro e último capítulo, buscamos perceber quais escolhas os autores e autoras fazem na construção da narrativa sobre esses períodos. Constatou-se que as narrativas são predominantemente descritivas, com poucas problematizações, tornando importante a ação docente nas reflexões sobre o passado recente em sala de aula. |
Abstract: | In recent years, a certain narrative has been created by different political groups, identified as right-wing and/or extreme right-wing, which blame the PT governments for the crises that plague Brazil. It is perceived that the period of these governments is a past that does not pass, since they are often used to justify the various problems in the present time. This paper aims to analyze how the Present Time and the PT governments are represented in the History textbooks of the Elementary School II. In the first chapter, a historiographical discussion about the field of Present Time History and the Textbook is carried out. In the second chapter, we present the source of this research: the 11 9th grade textbooks of 11 collections approved by the Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD 2020. In the third and last chapter, we seek to understand which choices the authors make in the construction of the narrative about these periods. It was found that the narratives are predominantly descriptive, with few problematizations, making the teaching action important in the reflections about the recent past in the classroom. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1763 |
Keywords: | Livros didáticos Brasil - Política e governo - História - Séc. XXI Partido dos Trabalhadores (Brasil) História (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) |
metadata.dc.rights: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | Curso de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tempo presente e narrativa os governos do PT nos livros didáticos.pdf | 3,75 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License