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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1775
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Ensino de história para surdos no município de Xinguara-PA
metadata.dc.creator: SILVA, Ana Paula dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Bernard Arthur Silva da
Issue Date: 2020
Citation: SILVA, Ana Paula dos Santos. Ensino de história para surdos no município de Xinguara-PA. 2020. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Xinguara, Instituto de Estudos do Trópico Úmido, Faculdade de História, Xinguara, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1775. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta resultados finais da pesquisa desenvolvida na cidade de Xinguara-PA, como o objetivo de analisar a história da educação de surdos a partir da perspectiva inclusiva e bilíngue na/as escolas/as da rede pública de ensino. O estudo está fundamentado nas legislações brasileiras e documentos locais como: Lei nº 10.436/2002; o Decreto nº 5.626/ 2005; Decreto nº 7.611/2011; Lei nº 9.394/1996; Plano Municipal de Educação (2015-2025) e o Projeto Político Pedagógico-PPP. Da mesma forma, apresentaremos dados do Censo escolar dos anos de 2014 a 2018. Fundamentamos nosso debate em autoras/es como: Karín Strobel (2008), Mazzotta; Sousa (2000), Quadros; schmiedt (2006), Skiliar (2010), entre outras/os. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida através da pesquisa bibliográfica acerca do tema, pesquisa documental, pesquisa de campo no espaço do AEE, na sala comum. Do mesmo modo, analisamos por meio de documentos cedidos pela Secretaria de Educação, as matrículas de alunas/os surdas/os na rede básica dos anos de 2014-2019, assim como os dados do censo escolar destes mesmos anos. Destaca-se a quantidade de escolas que ofertaram e ofertam matrículas para pessoas surdas desde 2014 nas zonas urbanas e rurais do município, a forma de organização da educação bilíngue no município e questões sobre formação para as/os docentes que atuam na sala comum, bem como da docente que atua no AEE, acerca da temática da surdez e educação bilíngue para pessoas surdas, foi um dos aspectos destacados pelos profissionais da educação. De todo modo, a pesquisa viabilizou, que o setor da Educação Especial, está empenhado em desenvolver projetos que busque proporcionar um ensino de qualidade e inclusivo de fato para alunas/os surdas/os.
Abstract: This work presents the final results of the research developed in the city of Xinguara-PA, with the objective of analyzing the history of deaf education from an inclusive and bilingual perspective in the schools of the public school system. The study is based on Brazilian legislation and local documents such as: Law nº 10.436 / 2002; Decree No. 5,626 / 2005; Decree No. 7,611 / 2011; Law No. 9,394 / 1996; Municipal Education Plan (2015-2025) and the Pedagogical Political Project-PPP. Likewise, we will present data from the School Census for the years 2014 to 2018. We base our debate on authors such as: Karín Strobel (2008), Mazzotta; Sousa (2000), Quadros; schmiedt (2006), Skiliar (2010), among others. The research methodology was developed through bibliographic research on the subject, documentary research, field research in the space of the AEE, in the common room. In the same way, we analyzed, through documents provided by the Department of Education, the enrollment of deaf students in the basic network of the years 2014-2019, as well as data from the school census of those same years. It is worth noting the number of schools that have offered and offer enrollment for deaf people since 2014 in urban and rural areas of the municipality, the way of organizing bilingual education in the municipality and questions about training for teachers who work in the common room, as well as the teacher who works at AEE, on the subject of deafness and bilingual education for deaf people, was one of the aspects highlighted by education professionals. In any case, the research made it possible that the Special Education sector is committed to developing projects that seek to provide quality and inclusive education for deaf students.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1775
Keywords: Educação inclusiva - Xinguara (PA)
Educação especial - Surdos
Educação bilíngue - Surdos
Língua brasileira de sinais
metadata.dc.source: CD-ROM
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Appears in Collections:Curso de História

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