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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1846
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise funcional de calçadas no entorno de polos geradores de viagens no município de Marabá-PA através do índice de caminhabilidade |
Autor(es): | OLIVEIRA, Walison Rodrigues de |
Primeiro Orientador: | BORGES, Alan Monteiro |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | OLIVEIRA, Walison Rodrigues de. Análise funcional de calçadas no entorno de polos geradores de viagens no município de Marabá-PA através do índice de caminhabilidade. 2019. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Campus Universitário de Marabá, Instituto de Geociências e Engenharias, Faculdade de Engenharia Civil, Curso de Engenharia Civil, Marabá, 2019. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1846>. Acesso em |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo realizar a análise funcional de calçadas no entorno de Polos Geradores de Viagens (PVGs), na cidade de Marabá-PA. Inicialmente, elaborou-se um referencial teórico que engloba os principais conceitos e discussões acerca da temática do trabalho, tais como: transporte a pé, acessibilidade e calçadas, mobilidade urbana, polos geradores de viagens, caminhabilidade e Índice de Caminhabilidade. Com base neste último item, realizou-se uma revisão da literatura dos últimos 7 anos, com ênfase em trabalhos acadêmicos que o utilizaram como método para aferir a qualidade de conformidade das calçadas de diversas cidades brasileiras. A partir desses estudos, definiu-se a metodologia utilizada: a determinação do Índice de Caminhabilidade, que proporcionou uma análise quantitativa do atual estado das calçadas de três importantes vias de Marabá-PA: Av. Nagib Mutran, Av. Antônio Maia e Av. VE-2; todas possuindo Polos Geradores de Viagens. De forma geral, este método consistiu-se em visitas in loco às vias de estudo, onde realizou-se o levantamento fotográfico e com auxílio de um formulário de campo também se observou a qualidade de conformidade das calçadas, levando em consideração dez critérios para o cálculo do Índice de Caminhabilidade (IC): largura da calçada, condições do piso, obstáculos, nivelamento, proteção de intempéries, mobiliário urbano, uso lindeiro, travessia, fluxo de pedestres e iluminação. Como resultados, obteve-se os seguintes Índices de Caminhabilidade (ICs), numa escala de 0 a 10: 6,19 para a Av. Nagib Mutran, sendo a via com o maior IC do estudo; 5,89 para a Av. Antônio Maia; e o menor IC do levantamento, de 4,68 para a Av. VE2. Onde os dois primeiros ICs indicam necessidade de intervenções a médio prazo e o último a curto prazo. Além dos resultados quantitativos, observou-se incongruências com a NBR 9050/2015 e com a legislação urbanística de Marabá, tais como: calçadas com faixa livre inferior a 1,20 metros; declividade acentuada; obstáculos ao pedestre; escassez de mobiliário urbano; ausência de rampas de acesso nas esquinas para deficientes físicos, entre outras irregularidades. Dessa forma, o estudo pôde constatar sua hipótese inicial de que as condições de acessibilidade para os pedestres nas calçadas de Marabá-PA estão comprometidas, e também pôde fornecer, através dos resultados (indicadores e mapas), subsídios para a tomada de decisão por parte dos agentes responsáveis no município de Marabá-PA, quanto à prioridade de intervenção das calçadas estudadas. |
Abstract: | This work aims to execute the functional analysis of sidewalks in the surroundings of Travel Generator Poles (TGPs), in the city of Marabá-PA. Initially, a theoretical framework was elaborated, which approaches the main concepts and discussions of the work theme, such as: transport on foot, accessibility and sidewalks, urban mobility, travel generator poles, walkability and Walkability Index. Based on this last item, a review of the literature of the last 7 years was carried out with emphasis on academic studies that used it as a method to evaluate the conformity quality of the sidewalks of several Brazilian cities. From these studies, the methodology used was chosen: the determination of the Walkability Index, which provided a quantitative analysis of the current state of the sidewalks of three important avenues in Marabá-PA: Ave. Nagib Mutran, Ave. Antônio Maia and Ave. VE-2; all of them with Travel Generator Poles. In general, this method consisted of on-site visits to the study avenues, where the photographic survey was carried out and with the aid of a field form the conformity quality of the sidewalks was also observed, taking into account ten criteria for the calculation of the Walkability Index (WI): sidewalk width, floor conditions, obstacles, leveling, weather protection, urban furniture, surroundings usage, crossing, pedestrian flow and illumination. As results, the following Walkability Indices (WIs) were obtained, on a scale of 0 to 10: 6.19 to the Ave. Nagib Mutran, with the highest WI of the study; 5.89 to the Ave. Antônio Maia; and the lowest WI of the survey, 4.68 to the Ave. VE-2. Where the first two WIs indicate the need for medium-term interventions and the latter in the short term. Further the quantitative results, incongruities were observed with the NBR 9050/2015 and the urban legislation of Marabá, such as: sidewalks width less than 1.20 meters; accentuated declivity; obstacles to the pedestrian; lack of urban furniture; absence of access ramps in the street corners for disabled persons, among other irregularities. Therefore, the study was able to verify its initial hypothesis that the accessibility conditions for pedestrians in the Marabá-PA sidewalks are compromised, and it was also able to provide through the results (indicators and maps), subsidies for decision making of responsible agents in Marabá-PA, as to the priority of intervention of the studied sidewalks. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1846 |
Palavras-chave: | Orientação e mobilidade - Marabá (PA) Calçadas Marabá (PA) - Manutenção e reparos Análise funcional Transporte urbano - Marabá (PA) – Planejamento Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | FAEC - Faculdade de Engenharia Civil |
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