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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1853
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRAMOS, Janclei Mendes-
dc.date.accessioned2022-05-27T15:53:27Z-
dc.date.available2022-05-27T15:53:27Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationRAMOS, Janclei Mendes. O uso do jogo de xadrez como metodologia para o ensino de vetores. 2020. 87 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas – ICE, Mestrado Nacional em Ensino de Física – MNPEF, Marabá, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/1743. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1853-
dc.description.abstractConsidering the difficulty that the students have to assimilate the content of vectors in physics, due to the traditional methodology of teaching still used nowadays that consists basically in share the contents in a mechanic way, this research aims to develop the educational product vector chess as instrument to teach these concepts through graphic, algebraic and numeric analogies stimulating considerable the logical thinking of the students. For this, it was used a quantitative and a qualitative methodology based on the application of two questionnaires, three tests and a chess tournament grounded in the different stages of classes realized in two classes of the 3 rd year of high school. Despite the students reject these activities in the beginning, it was evident the evolution of most of them during the stages of the work, they improved considerable their performance as it is possible to see in the graphics, they also had some suggestions to improve the educational product. It is possible to note a great importance in the work realized, searching for innovations, stimulating important aspects in the people as social interaction, discipline, self-evaluation, decision-making and others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Parápt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino – Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectXadrezpt_BR
dc.subjectCálculo vetorialpt_BR
dc.titleO uso do jogo de xadrez como metodologia para o ensino de vetorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1ANDRADE FILHO, Tarciso Silva de-
dc.description.resumoConsiderando as dificuldades que os discentes apresentam em assimilar o conteúdo de vetores presente na disciplina de física, aliada a metodologia de ensino na grande maioria das vezes tradicional, ainda usada nos dias atuais, a qual consiste basicamente em repassar de forma mecânica os conteúdos, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver o produto educacional xadrez vetorial, como instrumento para ensino desses conceitos através de analogias gráficas, algébricas e numéricas estimulando bastante o raciocínio lógico do aluno. Para tanto, utilizou-se uma metodologia quantitativa e qualitativa baseada na aplicação de dois questionários, três provas e um torneio embasados nas etapas diferenciadas de aulas realizadas em duas turmas do 3° ano do ensino médio. Nesse trabalho apesar de uma certa rejeição inicial por alguns alunos, foi evidente a evolução de muitos discentes no decorrer das etapas do trabalho melhorando bastante seu desempenho conforme veremos nos gráficos bem como o envolvimento das turmas tanto que surgiram algumas sugestões de melhorias no produto educacional. Percebe-se uma relevância no trabalho realizado, buscando inovações, estimulando aspectos importantes nas pessoas, como por exemplo interação social, disciplina, autorreflexão, tomadas de decisões, entre outras.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Nacional em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.initialsUNIFESSPApt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

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